Molho verde de caruru. Estou na onda do molho verde, que já ensinei aqui algumas…

[ad_1]

Molho verde de caruru. Estou na onda do molho verde, que já ensinei aqui algumas vezes. É um jeito de consumir uma quantidade enorme de vegetais sem nem perceber. Ele sustenta bem e regula o intestino, além de ser rápido de fazer.
.
A verdura que usei é o caruru de mancha, mas pode ser qualquer folhosa disponível. No meu livro falo de uma dúzia de espécies de caruru, que tem o uso parecido e sabor idêntico. Ah sim, ele está disponível no link no meu perfil 🙂
.
Receita:
1 maço grande de caruru
1 maço de couve (ajuda a realçar a cor verde)
2 dentes de alho
2 col sopa de óleo vegetal ou manteiga
200 ml de leite de sua preferência
Sal a gosto
Opcional: um copo de ervilha fresca ou congelada, para ficar extra-cremoso.
.
Preparo: lave bem as folhas e remova os talos (para não ficar fibroso). Rasgue as folhas e jogue em água fervente por três minutos. Escorra e coloque no liquidificador. Faça o mesmo com a ervilha. Adicione o leite e o sal. À parte, pique o alho, frite até dourar no óleo, adicione no liquidificador e bata tudo. Se estiver difícil, desligue e mexa com uma colher, e bata novamente, até obter um purê verde – se precisar, coloque mais leite ou água.
.
A cor fica linda, e o sabor é realmente muito bom. Dá para usar sobre panquecas, charutinho de arroz, colocar sobre legumes assados, e até como pastinha.
.
Dica 1: esse molho pede folhas cozidas, para que fique com a cor bem verde e não oxide. Isso acontece porque o cozimento inativa substâncias que degradam a cor verde – esse é o pulo do gato 🧐.
.
Dica 2: Pode fazer mais grosso ou mais líquido, tudo depende do quanto de leite/água você vai colocar, e da potência do seu liquidificador. Se ele for fraco, faça aos poucos.
.
Dica 3: Dura na geladeira por volta de 3 dias, e até 3 meses congelado. Aqui gostamos tanto que fazemos litros dele e congelamos em porções, para ter um prato rápido nos dias de mais correria.
.
Dica 4: Pode usar qualquer folha que você goste – bertalha, chaya, brócolis, espinafe, couve-flor, folha de beterraba, etc.
.
Variação: leite de coco + gengibre
.
Se fizer, me conte o que achou 🙂
.
#molhoverde #macarrãoverde #molhopanc #guilhermeranierimolhoverde

[ad_2]

Source