Molho verde de caruru. Estou na onda do molho verde, que já ensinei aqui algumas…


Molho verde de caruru. Estou na onda do molho verde, que já ensinei aqui algumas vezes. É um jeito de consumir uma quantidade enorme de vegetais sem nem perceber. Ele sustenta bem e regula o intestino, além de ser rápido de fazer.
.
A verdura que usei é o caruru de mancha, mas pode ser qualquer folhosa disponível. No meu livro falo de uma dúzia de espécies de caruru, que tem o uso parecido e sabor idêntico. Ah sim, ele está disponível no link no meu perfil 🙂
.
Receita:
1 maço grande de caruru
1 maço de couve (ajuda a realçar a cor verde)
2 dentes de alho
2 col sopa de óleo vegetal ou manteiga
200 ml de leite de sua preferência
Sal a gosto
Opcional: um copo de ervilha fresca ou congelada, para ficar extra-cremoso.
.
Preparo: lave bem as folhas e remova os talos (para não ficar fibroso). Rasgue as folhas e jogue em água fervente por três minutos. Escorra e coloque no liquidificador. Faça o mesmo com a ervilha. Adicione o leite e o sal. À parte, pique o alho, frite até dourar no óleo, adicione no liquidificador e bata tudo. Se estiver difícil, desligue e mexa com uma colher, e bata novamente, até obter um purê verde – se precisar, coloque mais leite ou água.
.
A cor fica linda, e o sabor é realmente muito bom. Dá para usar sobre panquecas, charutinho de arroz, colocar sobre legumes assados, e até como pastinha.
.
Dica 1: esse molho pede folhas cozidas, para que fique com a cor bem verde e não oxide. Isso acontece porque o cozimento inativa substâncias que degradam a cor verde – esse é o pulo do gato 🧐.
.
Dica 2: Pode fazer mais grosso ou mais líquido, tudo depende do quanto de leite/água você vai colocar, e da potência do seu liquidificador. Se ele for fraco, faça aos poucos.
.
Dica 3: Dura na geladeira por volta de 3 dias, e até 3 meses congelado. Aqui gostamos tanto que fazemos litros dele e congelamos em porções, para ter um prato rápido nos dias de mais correria.
.
Dica 4: Pode usar qualquer folha que você goste – bertalha, chaya, brócolis, espinafe, couve-flor, folha de beterraba, etc.
.
Variação: leite de coco + gengibre
.
Se fizer, me conte o que achou 🙂
.
#molhoverde #macarrãoverde #molhopanc #guilhermeranierimolhoverde



Source