Waffle de painço, chaya e alecrim. Ganhei essa farinha de folhas de chaya da qu…


Waffle de painço, chaya e alecrim.

Ganhei essa farinha de folhas de chaya da querida Áurea do @emporiodachaya Elas são um coletivo agroecológico de mulheres que trabalham com PANC e fazem de tudo com a chaya. O sabor dessa farinha é super discreto e combina com tudo. Estou colocando no arroz, na lentilha e até na salada de frutas hahaha.

Pra essa receita, usei painço ou milheto, um grão super saboroso e saudável. É rico em fibras, magnésio, triptofano e proteínas. É versátil e diferente do trigo, que é importado, é produzido aqui e não é transgênico.

Tradicional na África e Ásia, ele substitui totalmente o arroz, e o sabor é também muito gostoso. Use o grão descascado, próprio pra consumo humano – vende em empórios e casas de produtos naturais. Nada de usar ração de passarinho heim! 🫣 Nessa receita, pode substituir pelo arroz integral cateto ou o trigo sarraceno.

A chaya é uma explosão de nutrientes: rica em ferro, cálcio, zinco, antioxidantes, vitaminas e fibras. A folha seca eu tenho achado mais prático de usar.

Essa receita é fácil e ficou ótima. Leve, nutritiva e com muito sabor, além de trazer os benefícios desses dois vegetais. Esse waffle é excelente fonte de proteína, fibras e minerais.

Ingredientes:
1/2 xíc de milheto ou painço demolhado 6h
1/2 xíc de água
1 cs de azeite
2 cs de farinha de chaya
Sal a gosto
Folhas de alecrim picadas a gosto
1 cc de fermento em pó
Opcional: 2 cs de iogurte trazem ainda mais maciez para a massa

Lave o painço, deixe de molho, enxágue e escorra. Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o alecrim e o fermento, até obter uma massa bem lisa.

Essa massa pode ser feita de véspera e dura 48h na geladeira.

Na hora de assar, coloque o fermento, o alecrim picado e asse em uma máquina de waffle, ou faça panquecas grossinhas (estilo americana) em uma frigideira untada e cozinhe dos dois lados em fogo baixo, até dourar.

Sirva como preferir – usei azeite e uma pastinha de tofu e castanhas que eu tinha pronta na geladeira. Fica ótimo com cream cheese, antepasto de berinjela ou babaganoush.

#guilhermeranierireceita #chaya #painço #milletwaffle #chayarecipe #panc



Source