você conhece o espinafre-amazônico? é uma das verduras mais de sombra que conheç…


você conhece o espinafre-amazônico? é uma das verduras mais de sombra que conheço. ele ama calor e umidade e vai super bem como forração de plantas maiores. e o mais legal: tem textura de macarrão.
.
também chamado de espinafre-orelha-de-macaco (repare no formato amassadinho e dobrado da folha), na gringa é chamado de #sisoospinach Procure por esse nome para mais fotos e informações – sim, é mais famoso fora do que dentro do Brasil.
.
aqui em Jundiaí tolera o frio do inverno, mas estaciona o crescimento, retomando com vigor no verão. Em regiões mais frias precisa ser mantido protegido de noites de friaca intensa, e não tolera geada. tirando isso, se tiver calor e umidade, ele vai bem.
.
uma das melhores verduras para se ter em um vaso dentro de casa, desde que pegue pelo menos 3h de luz direta e não pegue corrente de vento. na horta, pode ficar na parte mais baixa e úmida – inclusive, ele tolera muito bem encharcamento, sendo promissor para cultivo hidropônico.
.
uma amiga que viajou comunidades tradicionais na amazônia contou que ele é plantado em troncos de palmeira caídos, cavados e preenchidos com terra boa. em localidades que alagam, o tronco bóia, e ele segue produzindo mesmo flutuando. literalmente uma horta dentro de uma canoa.
.
ele não dá sementes (que eu tenha visto), mas enraíza facilmente por pedaços de caule. esse ano fizemos um plantio em consórcio com a vinagreira, que fechou bem, e ele ficou pleníssimo embaixo. sensacional para plantar entre coisas grandes que façam sombra.
.
consumo: cozido. se ele pegar sol, fica com bastante oxalato. ferva rapidamente, escorra e sirva com azeite e sal, fica com uma textura delicada e firme, parecendo um macarrão. se cozinhar mais, a textura vai lembrar algas. gosto de fazer uma salada fria com ele cozido – só atenção na hora de temperar, ele escurece em contato com vinagre por muito tempo. tempere na hora de servir.
.
existe a variedade mais enroladinha e a mais lisa. agora só tenho essa mais enroladinha. você conhece ou cultiva esse espinafre?
.
nome cientifico: #alternantheratenella erroneamente chamado de #alternantherasisoo
.
#guilhermeranieriespinafreamazonico #guilhermeranieriespinafre



Source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *