O sabugueiro é uma reputada planta medicinal e comestível. É muito conhecido na …


O sabugueiro é uma reputada planta medicinal e comestível. É muito conhecido na culinária e medicina tradicional européia sob o nome de #elderberry . Por aqui, temos uma planta parecida e com os mesmos usos do sabugueiro-europeu #sambucusnigra que é o sabugueiro-brasileiro #sambucusaustralis mais comum no Sul e Sudeste do Brasil.
.
Na medicina popular, é usado para problemas respiratórios, alergias e tosse, e como diurético, sudorífico, para reumatismo, como purgativo e laxante. Externamente, usado como antiinflamatório e para furúnculos.
.
Na culinária, são usadas suas flores e frutos. As flores são perfumadas, suaves, com cheiro doce que lembra jasmim e algo de fruta (pêssego e abacaxi). São usadas em infusões e principalmente, em xaropes (cordial), diluídas em água e usadas como refresco. Para ver receitas, dê uma olhada em #elderflowercordial . Cruas, as flores puras são tóxicas.
.
Depois das flores, os frutos. São formados em cachos, sendo cada um do tamanho de ervilhas, bem pretos quando maduros, de casca finíssima, molinhos e suculentos. Apesar de não serem muito saborosos quando crus, depois de cozidos o sabor lembra geleia de uva ou de amoras. São usados para xaropes, sorvetes, caldas, geleias e fermentados em vinho, chamado de #elderberrywine . Aqui nos países vizinhos, Peru e Bolívia, diversas espécies de sabugueiro são usadas para geleia, chamados de #saúco, facilmente encontrados na forma de geleia em qualquer supermercado por lá (veja na última foto, junto com geleia de fisális e de yacon).
.
Essa semana faço o xarope e ensino a receita aqui. Fica boooom.
.
Ah, a planta pega de galhos, é bastante fácil fazer mudas. E é nativa. Vira uma árvore de até uns 6m de altura, geralmente menor. Super fácil de cuidar, gosta de regiões de inverno frio.
.
#sabugueiro #guilhermeranierisabugueiro #frutasraras #xaropedesabugueiro #frutodesabugueiro #agriculturaurbana #panc #frutasbrasileiras



Source