Camomila fresca. A camomila obviamente não é PANC – é encontrada em praticamente…


Camomila fresca. A camomila obviamente não é PANC – é encontrada em praticamente qualquer mercado na forma de sachê ou flores secas a granel. Mas a camomila fresca, ah, essa você precisa provar.

Para minha surpresa, as flores frescas são muito diferentes das secas. Elas tem um cheirinho doce e frutado, que lembra o abacaxi. E algo de caramelo, de mel.

A camomila é super fácil de cuidar, especialmente se seu clima for mais fresco. Aqui em São Paulo cultivamos dela com sucesso nos meses mais frescos, semeando de março a maio e colhendo a partir de julho. Ela não tolera temperaturas muito altas, mas é uma planta resistente que vale testar aí na sua cidade. É pequena e vai super bem em vaso, desde que receba pelo menos 8h de sol por dia e o solo seja bem-drenado.

A camomila forma uma moitinha de folhas muito finas e crespas. As sementes são minúsculas e na hora de plantar, não cubra com terra, ou elas não conseguem brotar caso estejam soterradas. Qualquer marca dessas sementes de pacotinho dão super certo. Algumas pessoas sugerem pegar esses sachês de chá e semear, mas nem sempre dá certo – as vezes são tratadas com radiação e as sementes perdem a viabilidade.

As sim, o legal de plantar sua própria camomila, é que ela rende mais – a planta toda tem um aroma delicioso. As folhas são comestiveis em pequena quantidade, mas perdem o aroma quando secas, de forma que, tendo a planta fresca, a planta toda pode entrar no seu chá.

Ela é de ciclo curto, depois de dar flores, é preciso plantar novamente.

Bote na sua lista de coisas para plantar ano que vem, nos meses mais amenos. Você vai amar. Foi minha companhia trabalhando hoje de casa num dia chuvoso e friozinho (que eu amo).

Nome científico: #matricariarecutita

#guilhermeraniericamomila #camomilafresca



Source

One thought on “Camomila fresca. A camomila obviamente não é PANC – é encontrada em praticamente…

  • junho 28, 2024 em 8:30 am
    Permalink

    Great article! The depth of analysis is impressive. For those wanting more information, visit: LEARN MORE. Looking forward to the community’s thoughts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *