Outros abacaxis. Brasileiríssimo, várias espécies do gênero Ananas, essa nossa b…


Outros abacaxis. Brasileiríssimo, várias espécies do gênero Ananas, essa nossa bromélia tão saborosa, são comestíveis.
.
O primeiro é o abacaxi variegato. Parente do nosso abacaxi comum, essa variedade tem folhas coloridas muito ornamentais. Esses, fotografei em jardim de um prédio em São Paulo. Os frutos são comestiveis, mas muito azedos, sendo mais usados para doces e sobremesas. O destaque mesmo é essa cor linda das folhas. Espécie: Ananas bracteatus e Ananas comosus (var. tricolor ou variegata)
.
A segunda espécie é o mini abacaxi. Muito ornamental pelo seu pequeno porte, e o fruto que se destaca bem acima da folhagem, em um pendão alto. Ele é ácido e fibroso, e cheio de sementes por dentro. Lindo! Vai muito bem em vaso. Nome científico: Ananas comosus var. microstachys. Também fica ótimo dentro de uma garrafa de licor ou cachaça.
.
Por fim, há o abacaxi do mato – essa última foto tirei dentro de uma trilha que fiz em Itu, nascendo selvagem. Estava verde, então deixei para trás. Também tende a ser mais adequado para doces, além de muito usado para saborizar cachaça e licores. Nome científico: gênero Ananas (A. ananassoides, A. comosus e A. bracteatus).
.
Todos são gênero #ananas Quanto mais selvagens, menos açúcar, mais sementes e mais bromelina, então, se você tem tendência a aftas ou estômago sensível, priorize o uso dos frutos cozidos. Ah, sim, pelo alto teor de bromelina, são ótimos no tratamento de tosse com catarro.
.
#abacaxidecorativo #abacaxidomato #abacaxiselvagem #wildananas #abacaxiornamental #guilhermeranieriabacaxi



Source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *