Final de verão, e os coentros selvagens estão lindos. Chamado de coentrão, coent…


Final de verão, e os coentros selvagens estão lindos. Chamado de coentrão, coentro-baiano, coentro-do-norte, coentro-silvestre e mais um monte de nomes. Planta nativa com um sabor parecido com o do coentro, bem pronunciado. Eu adoro.
.
Rústica, tolera um pouco de sombra, produz quase o ano todo, e pode ser colhido infinitamente, que rebrota – desde que você não arranque as raízes, claro. Se não gosta de coentro comum, prove esse – eu pessoalmente acho o sabor bastante distinto, bem mais cítrico.
.
Aproveitei para fazer uma pasta aromatizada. Ela pode virar base para pesto, molho para salada, marinada para ceviche…
.
Para coentro ou qualquer outra erva, o segredo é uma fervura de pelo menos 10s segundos, seguida de um banho em água gelada. Esse cozimento rápido não vai estragar o sabor da erva, mas vai manter sua cor verde. Não pule esse passo – se não passar pela fervura, sua pasta vai oxidar, ficar marrom e com sabor rançoso.
.
Pasta de coentro selvagem:
1 xícara de coentro selvagem escaldado
1/2 xícara de óleo
.
Lave e escalde o coentro. Seque bem em um escorredor de salada, e tire o excesso de umidade com guardanapo ou pano limpo. Bata tudo muito bem e está pronto. Dura uma semana em geladeira ou até três meses congelado. Eu não coloquei sal, mas pode colocar. Inclusive, pode adicionar outras ervas. Eu queria que o coentro brilhasse, mas para um molho para salada, colocaria um pouco de alho e raspas de limão junto.
.
Essa planta tende a dar flor – corte os pendões florais, colha as folhas na altura do chão e adube com bastante húmus de minhoca, e ela sempre estará verdinha e pronta para usar. Se nunca tentou, um feijão preto com bastante alho, louro e folhas de coentrão fica outro nível – e umas gotas de limão na hora de servir. Hmmm.
.
Nome científico: #eryngiumcampestre
.
#culantro #coentrao #chicoriadopara #guilhermeraniericoentrao #guilhermeranierireceita



Source