Jambu. Época boa de tirar flores para o concentrado de jambu. Esse concentrado t…


Jambu. Época boa de tirar flores para o concentrado de jambu. Esse concentrado tem todo o sabor e tremelique da flor, com diversos usos.
.
Gosto muito de usar na comida, para dar um txam. Faz as vezes da pimenta, porque contém, além de um realçador de sabor natural, substâncias que aumentam a salivação. Tem também polygodial, uma substância de sabor picante. Tudo isso junto dá aquela levantada em qualquer preparação. Pode inclusive ser misturado ao um molho de pimenta. Fica excepcional. Se fizer, me marca e me conta o que achou?
.
Fora os drinks, que ficam muito divertidos com algumas gotas do extrato. Caipirinha de jambú, SIM!
.
RECEITA: macere as flores com os cabinhos numa bebida alcoólica de gradação acima de 35% (até 50% é o ideal). Ou, num bom vinagre neutro (talvez aí não fique tão bons para drinks). Coloque flores e talinhos num vidro, cubra com álcool, e deixe um mês (ou mais) macerando. Se boiarem, coloque um peso em cima para nenhuma flor ficar para fora. Coe e guarde, está pronto. Para usar igual molho de pimenta. Esquenta e esfria, treme e pinica. Muito bom!
.
Outros usos: num brigadeiro, numa calda de pudim, num arroz caldoso, num molho pra salada…
.
Dica bônus: experimente colocar algumas gotas dele numa cerveja, junto a umas gotas de limão. 👀
.
Ah, serve com qualquer jambu. Usei o miúdo #acmellaciliata mas você pode usar o amazônico #acmellaoleracea
.
Validade do extrato: indefinida. Dura muitos anos!
.
#guilhermeranierijambu #jamburana #extratodejambu #jambu #culinariaamazonica #culinariaparaense #hortalicastradicionais #guilhermeranierireceita



Source