Já viu bananas Felipe? Ou bananas gêmeas. Na natureza, isso não é tão incomum de…


Já viu bananas Felipe? Ou bananas gêmeas. Na natureza, isso não é tão incomum de acontecer – quando dois frutos de formam colados, “siameses”. Na cultura popular, são chamados de “frutos Felipe”. Qualquer fruto que nasce colado com outro recebe esse nome. Já tinha ouvido falar? Isso é coisa dos antigos – aposto que seus avós conhecem.
.
Sempre fiquei encucado com esse nome. A resposta achei na página @nomescientificos. Em resumo, vem de uma brincadeira européia chamada de filipina, uma brincadeira camponesa onde, ao achar uma fruta com dois caroços (quando deveria haver um), ele é dado para um amigo. Ao se reencontrar com esse amigo, o que lembrar de falar primeiro a palavra “filipina” ganha, e o outro fica devendo uma prenda. O termo veio do alemão “viellebchen”, bem amada – uma alusão aos frutos apaixonados, que não sei desgrudam.
.
Se reparar bem na foto, o bananão não é um, mas dois frutos que quando ainda eram “ovários”, se fundiram, e acabam compartilhando uma casca em comum. Esse fenômeno é especialmente comum em bananas, mas praticamente qualquer fruta pode ser Felipe. É comestivel como qualquer outra banana, tá?
.
Um pouco de cultura inútil para terminar bem sua semana. 😛 E você, já vou alguma outra fruta Felipe? 🍌🍌
.
#bananafelipe #frutafelipe #bananasgemeas #bananasgrudadas #bananasjuntas #bananafilipe



Source