Biochar, carvão agrícola. Já ouviu falar? . Uma dica de ouro para cultivo em vas…


Biochar, carvão agrícola. Já ouviu falar?
.
Uma dica de ouro para cultivo em vasos e em hortas. Ele pode ajudar a equilibrar a fertilidade, melhorar a vida do solo, e de quebra deixar o solo mais leve e melhorar muito a drenagem. Água empoçada na floreira nunca mais.
.
Já ouviu dizer que, quando um solo é muito argiloso, ele pode ser corrigido com areia? Até pode, mas isso pode deixar o solo mais pesado. O carvão é leve, vai ajudar a água a circular e vai manter seu solo solto.
.
Esse carvão tem propriedades especiais – ele atua tanto como uma casa para os microorganismos, como agente de aeração do solo e até ajuda na retenção de nutrientes do solo. O mais importante, ele é uma ferramenta excelente para contenção das emissões de gases de efeito estufa, porque transforma o carbono em uma forma estável que pode permanecer eternamente no solo, ao invés de ir para a atmosfera.
.
O processo de produção de carvão implica em queimar a madeira até ela carbonizar, controlando a entrada de ar, e interrompendo o processo antes de ele virar cinzas. O segredo do biochar está na queima lenta, e em jogar água em cima do carvão em brasa – nesse resfriamento abrupto ele vai expandir e ficar “fofo”, quebradiço, bem mais leve que o de churrasco.
.
Tem uma miríade de vídeos por aí sobre como fazer em casa. Pode usar o carvão de churrasco? Pode, mas, o biochar é leve e fácil de triturar, sendo incorporado no solo quando atingir textura de uma farinha grossa, ou ainda mais fino.
.
Ah sim, ele é usado misturado com o substrato. Pode ser no vaso ou no canteiro. Não é indicado para solos muito arenosos, porque pode deixar o solo deficitário na retenção de água – nesse caso, matéria orgânica estabilizada (húmus) pode ajudar. A proporção vai depender do seu tipo de solo – mais carvão, mais drenagem.
.
A água usada para esfriar o biochar é riquíssima em minerais, e apesar do pH alcalino, pode ser usada bem diluída como fertilizante.
.
Dica bônus: o carvão, incorporado no processo de compostagem, ou imerso no biofertilizante líquido, já vai com os microorganismos do bem inoculados nele para o solo.
.
Já conhecia esse uso do carvão?
.
#biochar #carvaoagricola



Source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *