#manjericãozaatar também chamado de #tioiô, #quioiô, manjericão-pizza, #alfavaca…


#manjericãozaatar também chamado de #tioiô, #quioiô, manjericão-pizza, #alfavaca e muitos outros nomes. Tem um cheirinho bem específico – está entre o orégano, o tomilho e a manjerona. Tem um toque de cravo e algo que remete a defumado. Amassar uma folha me faz pensar numa pizza saindo de um fogão a lenha. Hummm.

Ele pega fácil de sementes e galhos – fiz mudinhas de estaca, então sobraram bastante folhas. Resolvi fazer um sal com ele. Mas não um sal soltinho, sequinho, porque um sal assim segura bem pouco sabor e aroma.

Optei por um sal úmido, um sal com a erva fresca, que mantém todo o aroma. Ele precisa ficar no freezer para durar mais, e olha, dura bem. Essa técnica só funciona com folhas de baixo teor de água, como alecrim, tomilho, segurelha, orégano e esse manjericão. Ervas muito úmidas, como cebolinha, coentro, ou hortelã talvez não dê certo, porque o excesso de água vai transformar numa pasta.

Segredinhos. O primeiro, deixar a planta dar uma murchada antes – quero que ela perca água, mas ainda mantenha seu aroma. Isso deixa o sal mais soltinho. O segundo segredo: tudo que tem cheiro é porque tem compostos voláteis, óleos essenciais que evaporam facilmente. Para prender esses cheiros no sal, a dica de ouro: algumas gotas de azeite na hora de bater. O azeite é um óleo fixo, e ele vai “segurar” as moléculas de aroma.

Agora que você entendeu o conceito, vamos lá:

3 xíc de folhas de manjericão zaatar (deixar elas abertas e debulhadas em cima de um pano em um local ventilado para murchar 12h).
1/2 xíc de sal
1/2 col de café de azeite

Bata tudo e vá chacoalhando o liquidificador até virar um pó. Se ficar uma pasta, coloque mais sal até ficar solto igual areia de praia úmida. Guarde em vidro fechado no freezer. O aroma fica igual ao da folha fresca.

Esse sal fica perfeito em quibe, lentilhas, arroz com cebolas tostadas (mjadra), grão de bico… Ficou ótimo na salada de abacate e legumes assados.

Na medicina popular, ele é anti-inflamatório, digestivo, antibiótico, fungicida, alivia gases e para gripe.

Nome: #ocimumgratissimumvarmacrophyllum

Para saber mais como usar e como identificar, clique em #guilhermeranierimanjericao



Source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *