Manguça, doce de manga verde. A manga verde é super versátil. Pode ser consumid…


Manguça, doce de manga verde.

A manga verde é super versátil. Pode ser consumida crua, em saladas e como aperitivo. É crocante, bem ácida, de sabor suave, muito gostosa.

Nutricionalmente, é bem distinta da manga. É rica em potássio, ferro e fibras, e de baixíssima caloria. E o sabor é TOTALMENTE diferente.

No Norte e Nordeste, há o hábito de usá-la para doces. A manguça ou mangunça é uma sobremesa feita com os frutos verdes cozidos, misturados com leite.

A exemplo da umbuzada, existe uma reação entre a polpa ácida da fruta e as proteínas do leite, que faz com que ganhe consistência e cremosidade.

Veganos: não funciona com leite vegetal sem proteína – vale testar com o de soja, talvez. Não fiz, não sei.

O sabor é misteriosamente tropical. Lembra cajá-manga, umbu, seriguela. A textura lembra de flan, entre uma mousse e um curau.

Ingredientes:
1 copo de polpa de manga VERDE cozida
1/2 a 1 copo de leite ou água
1/2 caixinha de leite condensado ou açúcar a gosto

Cozinhe a manga verde, cobrindo-a com água. Quando ela rachar e estiver macia, escorra e espere esfriar. Com uma colher, raspe a polpa. Descartar casca e caroço.

Bata todos os ingredientes e refrigere até gelar. Simples assim 🙂 Quanto mais líquido, mais molinho. Pode usar leite em pó ou extrato de soja em pó para ajudar a engrossar também.

Se conhece e gosta, ou se faz diferente, conta pra nós nós comentários.

#manguça #mangunça #panc #mangaverde #unripemango #guilhermeranierireceita



Source