Planta multiuso, versátil, saborosa e abundante. Muitos nomes: gboma, giboma, ji…


Planta multiuso, versátil, saborosa e abundante. Muitos nomes: gboma, giboma, jilozao jiló-africano. Uma verdura totalmente comestível. Além dos frutos, seu grande atrativo são as folhas.
.
Parente do jiló, é uma planta que aguenta tudo, desde muito chuva a ambiente semi-árido. A folha tem esse jeitão de planta venenosa, mas é uma delícia. Não tem amargor, e é levemente perfumada, consumida unicamente cozida. Me lembra um espinafre com um que de berinjela.
.
O fruto parece um jiló, mas tem gosto de berinjela. É mais firme, enxuto, não fica molenga. É usado verde, imaturo. Faço assado, ou no molho de tomate, ou no molho de amendoim, ou na caponata… Hum!
.
No Brasil ainda é raridade, vista às vezes no Nordeste e Norte – mas o uso das folhas, em especial pela semelhança com outras folhas venenosas, é negligenciado. Em Manaus, o fruto aparece eventualmente em feiras. Eu mesmo comi as folhas com desconfiança, porque o jeitão da planta tem cara de venenosa. Mas juro que é seguro seu consumo, e é muito saborosa (sempre cozida).
.
O cultivo é igual ao do jiló comum. Ah, as folhas do jiló e berinjela são tóxicas! São bastante diferentes da folha da giboma, então não saia comendo se não tiver familiaridade. Se tem na sua cidade, conta para a gente!
.
Ah, não é planta espontânea, se nasce sozinha no mato possivelmente não é ela 🙂
.
Nome científico: #solanummacrocarpon
.
Essa é uma das sementes que integra uma das recompensas do meu livro, que está em pré-venda. Um kit de sementes raras de PANC + manual de cultivo. Para saber mais, clique no link no meu perfil.
.
#jilozao #gboma #giboma #panc #plantasalimenticiasnaoconvencionais #africancuisine #guilhermeranierijilozao #africaneggplant



Source