Já ouviu falar de infusão a frio? Diferente de um chá, essa bebida é feita pela …


Já ouviu falar de infusão a frio? Diferente de um chá, essa bebida é feita pela adição de ervas na água fria. Esse processo muda totalmente o perfil de sabor de uma erva. Tomemos um chá-preto como exemplo – ele terá um perfume mais frutado, e totalmente sem amargor, porque os taninos e a cafeína só passariam para a bebida na presença de calor.
.
Esse processo é ótimo para ser feito com a casca da mexerica ou tangerina, porque o calor tende a fazer os óleos essenciais evaporarem muito rápido. A dica da receita é o cold brew de chá-preto e cascas de mexerica. Fica refrescante, delicioso, perfeito. Como eu gosto de acidez, na hora de servir, adiciono umas gotas de limão.
.
Ingredientes (para 1L de bebida)
.
cascas frescas ou secas de 3 unidades de mexerica-cariquinha (qualquer outra vai amargar) ou de limão ou de laranja-pera (esses dois, sem a parte branca).
4 pacotinhos de chá-preto, ou verde, ou oolong
1 litro de água
Suco de 1 limão
.
Preparo: deixe tudo junto em um recipiente tampado na geladeira. Espero ao menos 12h para consumir – eu simplesmente vou adicionando mais cascas e pacotinhos de chá, e repondo a água, e assim fica uns 4 dias na minha geladeira. Sirva gelado, e adoce a gosto. Se quiser, não use o suco de limão, mas é como prefiro.
.
Se fizer, me conte. Fica muito, muito bom!
.
Essa técnica também é chamada de cold brew ou macerado.
.
#guilhermeranierireceita #guilhermeranierimexerica #guilhermeranieritangerina #guilhermeranierireceita



Source