Mexerica-carioquinha, mexerica-do-rio. Não jogue as cascas fora! Pequena, achata…


Mexerica-carioquinha, mexerica-do-rio. Não jogue as cascas fora! Pequena, achatada, de pele fina, polpa de cor mais clara, casca bem alaranjada, sabor equilibrado de acidez. É de longe minha mexerica preferida. E as suas cascas são um tempero excelente.
.
Uma das características mais legais dessa fruta é a ausência de um grupo de substâncias amargas, conhecidas como limonóides, presentes em quase todos os citrus. O mais comum é a limonina, uma substância praticamente ausente na fruta madura, mas a partir do momento que ela entra em contato com o ar, se forma abundantemente. É tão amarga que mesmo em pequenas concentrações deixa um sabor residual bastante enjoativo.
.
Dos cítricos, os que possuem menor quantidade dessa substância são a laranja-pera, muito usada na culinária por não amargar, e a mexerica-carioquinha.
.
A mexerica-carioquinha tem um perfume bem agradável, até um tanto floral, que eu gosto muito. A dica de hoje é não jogar essas cascas fora, mas desidratar para usar nas mais diversas receitas. Pode usar frescas, ou secar em local fresco e ventilado até ficarem duras como couro. Se sua cidade for muito úmida, pode fazer as cascas secas em sal – basta alternar camadas delas e sal grosso, que em poucos dias elas estarão sequinhas. E salgadas, claro. Clique em #guilhermeranierimexerica para saber mais.
.
RECEITAS: Já dei a receita de tangerine pepper, que nada mais é do que cascas de mexerica batidas com sal, pimenta e ervas. O perfume é maravilhoso. Ela pode ser adicionada a bolos (batida com a massa, meudeus), a panetones, e sobremesas em geral.
.
Tem um uso dela que ando viciado – na próxima postagem dou a receita.
.
Ah, e se não forem orgânicas? Eu uso mesmo assim – já comi a fruta, e o agrotóxico está presente na polpa E na casca – a maioria deles é de uso sistêmico, absorvido pela planta e distribuído pela seiva. Prefira, claro, as orgânicas, da agricultura familiar.
.
#cascademexerica #cascadetangerina #tangerinepeel #guilhermeranieritangerina #tangerinepepper #aproveitamentointegraldosalimentos #panc #ervasaromaticas



Source