AgriculturaAgricultura FamiliarAgricultura ÔrganicaAgricultura SintrópicaAgroecologiaHortaInstagramManejoProdução Integrada de AlimentosSistemas Agroflorestais

Tem uma planta que estou querendo saber a origem. Me conta se tem na sua cidade?…

[ad_1]

Tem uma planta que estou querendo saber a origem. Me conta se tem na sua cidade?
.
Ganhamos há alguns anos muda da serralha-de-moita, que inclusive vem sendo estudada pela EMBRAPA de Brasília. É um tipo de serralha que, ao contrário da comum, vai se espalhando por debaixo da terra, igual hortelã. Em uma das fotos mostro a raiz branca que ela espalha e vai formando um tapete de serralhas.
.
Você planta uma vez e tem para sempre – é uma planta perene, que não morre nunca. É muito saborosa, pouco amarga, e usada tradicionalmente no norte de MG e na região serrana do RJ (Teresópolis).
.
O verso da folha é mais claro, ela solta um pouco de leite quando cortada, e a folha tem uma cor opaca/esbranquiçada. A nervura central é branca, e a borda da folha é bem denteada, super irregular. Ela nasce bem rente ao solo e a raiz é gordinha e branca.
.
A questão é, apesar de uso tradicional e de estudos nutricionais, essa planta ainda não foi identificada corretamente. Isso mesmo, ainda não conseguimos com nenhum botânico a identificação precisa. Por enquanto, estou tentando levantar a ocorrência dela. Se já viu por aí, me conta? Pode mandar foto no privado se quiser.
.
Na última foto, a flor fechada – ela é amarela, e tem esses “espinhos” na base, o que indica que possivelmente é do gênero Hypochaeris. Mas seguimos sem a identificação.
.
Agradeço quem puder ajudar 🙂
.
#serralhamisteriosa

[ad_2]

Source