Estudo mapeia espécies de animais em risco de extinção por desastres naturais C…
Estudo mapeia espécies de animais em risco de extinção por desastres naturais
Cerca de 10% das espécies de vertebrados terrestres correm risco de extinção nos próximos anos devido a fenômenos naturais como terremotos, furacões, vulcões e tsunamis. São quase 4 mil espécies potencialmente ameaçadas e expostas a esses eventos, com uma prevalência significativamente maior em ilhas e regiões tropicais.
As conclusões estão em artigo publicado em 17 de junho na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), assinado por pesquisadores de 20 instituições estrangeiras e brasileiras, incluindo o Centro para Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças no Clima (CBioClima) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Leia a matéria completa em https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/noticias/estudo-mapeia-especies-de-animais-em-risco-de-extincao-por-desastres-naturais (link do site do jbrj na bio)
📷 Papagaio-de-são-vicente | Foto: Faraaz Abdool, Michael Edgecombe/Birding the Islands