AgriculturaAgricultura FamiliarAgricultura ÔrganicaAgricultura SintrópicaAgroecologiaHortaInstagramManejoProdução Integrada de AlimentosSistemas Agroflorestais

Época dela, a castanha portuguesa. Nativa das regiões temperadas do hemisfério n…

[ad_1]

Época dela, a castanha portuguesa. Nativa das regiões temperadas do hemisfério norte, veio para o Brasil pelas mãos dos portugueses, que utilizam muito essa iguaria. Aliás, não só eles, mas a Europa inteira usa essa semente em doces e até pratos salgados (como a sopa de castanhas). Ela assada na brasa também é divino.
.
Pelo menos, para mim, lembra no sabor a batata-doce, ainda que mais adocicada e esfarelenta. Um tanto parecida com o pinhão, que é mais firme. Uma delícia.
.
A semente – a castanha, no caso – nasce dentro de um fruto em forma de ouriço, super espinhoso e afiado. Geralmente o fruto cai no chão e é preciso usar uma vara para soltar as sementes. Para quem nunca tinha visto o fruto, aí está.
.
É uma planta de clima temperado, indo muito bem em regiões de inverno frio (com médias abaixo de 20 graus). E a árvore pode demorar mais de uma década para dar as castanhas.
.
#castanhaportuguesa

[ad_2]

Source