BURITI Árvore da Vida “Buriti”, “miriti”, “muriti”, “muritim” e “muruti” pro…
🌳 🌳🌳♻️♻️🌎
BURITI
Árvore da Vida
“Buriti”, “miriti”, “muriti”, “muritim” e “muruti” provêm do tupi moretĩ. ”
Buriti vem de “mbiriti”, de origem tupi-guarani, que significa “árvore da vida”. E não é a toa que essa palmeira é considerada árvore da vida por várias etnias indígenas.
O Buriti (Mauritia Flexuosa) é uma espécie de palmeira, predominantemente encontrada na região do cerrado.
Possui folhas em formato de leque, frutas do tipo coco e tem um crescimento muito lento, porém, apresenta grande longevidade, já que alguns tipos com mais de 10 m podem ter entre 100 e 400 anos.
A madeira pode ser utilizada em áreas externas da casa, as fibras de suas folhas podem ser utilizadas na confecção de esteiras, cordas e chapéus.
Sua amêndoa resistente também é utilizada para pequenas esculturas. O fruto do buriti é rico em vitamina C e é um alimento energético.
O buriti se desenvolve em terrenos baixos com grande oferta de água, como margens de rios, áreas brejosas ou permanentemente inundadas, formando aglomerados de plantas, chamados de buritizais, podendo alcançar entre 20 m e 35 m de altura. Com uma produção anual, a floração do buriti ocorre de dezembro a abril e sua frutificação de dezembro a junho, no final do período chuvoso, e cada planta produz de 5 a 7 cachos com 400 a 500 unidades de frutos por cacho.
Da polpa da fruta podem ser obtidos o vinho, o doce, o sorvete e o licor de buriti. Já a produção de óleo é feita a partir da polpa e da semente.
Informações da Embrapa: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/agroenergia/biodiesel/materias-primas/buriti
El Cocinero Loko