História da fruta Caqui O caqui teve sua origem a partir do nascimento do caqu…
História da fruta Caqui
O caqui teve sua origem a partir do nascimento do caquizeiro em territórios da China e Japão. Inclusive, é por causa da imigração japonesa no Brasil que o nomeamos de “japonês kaki”, uma vez que a denominação original “Diospyrus kaki” não conquistou simpatizantes em solo tupiniquim.
Tendo como significado do nome em grego “chama de Zeus”, o caqui é uma fruta que obteve sucesso no país graças à sua facilidade de adaptação ao clima tropical. Seu primeiro plantio aconteceu em meados dos anos de 1890 sob condições ideais de cultivo nas regiões sul e sudeste. Vale saber que, atualmente, o estado de São Paulo figura como o maior produtor do alimento no Brasil.
O caqui é uma fruta que conta com diversos tipos para consumo. Alguns dos mais conhecidos são o Café ou Sileide (cor alaranjada, polpa mais firme e resistente, sabor equilibrado), Chocolate ou Giombo (cor alaranjada, polpa escura e crocante, sabor adocicado), Fuyu (cor alaranjada, polpa consistente e sabor mais doce), Rama Forte (cor vermelha, polpa mole e sabor doce) e Taubaté (cor vermelha, polpa gelatinosa e sabor adocicado).
Fonte:blogdopao
caqui (português brasileiro) ou dióspiro (português europeu) é o fruto do caquizeiro (português brasileiro) ou diospireiro (português europeu), uma árvore da família Ebenaceae. O nome dióspiro (Diospyros) tem origem no grego: διόσπυρος (dióspyros), que significa alimento de Zeus, enquanto caqui vem do japonês kaki (柿).
Fonte: Wikipédia