🌊🌔 Quando fores à praia vais lembrar-te disto ❗️ Já te aconteceu ires à praia e veres a maré super baixa ou super alta, certo? Na verdade não é a maré que enche e esvazia: é a Terra que roda em direção à maré! A razão é simples: gravidade. Eis um ângulo diferente sobre com o Espaço influencia as marés! As Forças de Maré são um fenómeno gravitacional que faz com que a face da Terra que está mais perto da Lua sinta mais o pull gravitacional da Lua, do que a face oposta. Isto porque, convém lembrar: a Lua também puxa a Terra para si, com a mesma força que a Terra puxa a Lua. Isto faz com que este lado mais próximo acaba por ser “esticado”. Resultado? A água desta face da Terra que está a ser puxada pela Lua acaba por “esticar”. Daí o nome Forças de Maré. Como as marés são um corpo líquido, acabam por ser mais suscetíveis a estas forças. E isto faz com que, na verdade, a Maré Alta esteja sempre no mesmo lado, alinhada com a Lua. Não são as marés que vão subindo e descendo; é a Terra que vai rodando sobre esta maré. Isto acontece por exemplo no Interstellar: as ondas que vês no Miller’s Planet estão sempre no mesmo sítio; o planeta é que vai rodando na sua direção. Mas…Plot twist! A Lua não é na verdade a protagonista nesta história das marés. É o Sol! Estás a ver quando se diz que as marés são mais altas na Lua Cheia? É verdade, mas não é só por causa da Lua. O que é que acontece durante a Lua Cheia? A Terra está alinhada com o Sol e com a Lua. Isto faz com que o pull gravitacional do Sol também exerça Força de Maré sobre a Terra, mas do outro lado. Isto faz com que as marés estiquem ainda mais. Daí o fenómeno! Mais ainda: é precisamente o efeito do Sol sobre as marés que determina o seu tamanho, numa dança de forças que vai moldando as marés. Por exemplo, as marés estão no seu ponto mais baixo quando o Sol está a 90º da Terra, anulando o efeito da Lua sobre o mar. Portanto, o culpado foi sempre o Sol! Resumindo: da próxima vez que fores à praia e a maré estiver baixa, vais lembrar-te deste vídeo! Mantém-te na onda e já sabes: continua a dar Espaço 🚀

🌊🌔 Quando fores à praia vais lembrar-te disto ❗️

Já te aconteceu ires à praia e veres a maré super baixa ou super alta, certo? Na verdade não é a maré que enche e esvazia: é a Terra que roda em direção à maré! A razão é simples: gravidade. Eis um ângulo diferente sobre com o Espaço influencia as marés!

As Forças de Maré são um fenómeno gravitacional que faz com que a face da Terra que está mais perto da Lua sinta mais o pull gravitacional da Lua, do que a face oposta. Isto porque, convém lembrar: a Lua também puxa a Terra para si, com a mesma força que a Terra puxa a Lua.

Isto faz com que este lado mais próximo acaba por ser “esticado”. Resultado? A água desta face da Terra que está a ser puxada pela Lua acaba por “esticar”. Daí o nome Forças de Maré. Como as marés são um corpo líquido, acabam por ser mais suscetíveis a estas forças.

E isto faz com que, na verdade, a Maré Alta esteja sempre no mesmo lado, alinhada com a Lua. Não são as marés que vão subindo e descendo; é a Terra que vai rodando sobre esta maré.

Isto acontece por exemplo no Interstellar: as ondas que vês no Miller’s Planet estão sempre no mesmo sítio; o planeta é que vai rodando na sua direção.

Mas…Plot twist! A Lua não é na verdade a protagonista nesta história das marés. É o Sol!

Estás a ver quando se diz que as marés são mais altas na Lua Cheia? É verdade, mas não é só por causa da Lua. O que é que acontece durante a Lua Cheia? A Terra está alinhada com o Sol e com a Lua. Isto faz com que o pull gravitacional do Sol também exerça Força de Maré sobre a Terra, mas do outro lado. Isto faz com que as marés estiquem ainda mais. Daí o fenómeno!

Mais ainda: é precisamente o efeito do Sol sobre as marés que determina o seu tamanho, numa dança de forças que vai moldando as marés. Por exemplo, as marés estão no seu ponto mais baixo quando o Sol está a 90º da Terra, anulando o efeito da Lua sobre o mar.

Portanto, o culpado foi sempre o Sol!

Resumindo: da próxima vez que fores à praia e a maré estiver baixa, vais lembrar-te deste vídeo!

Mantém-te na onda e já sabes: continua a dar Espaço 🚀

Source