E o Hortipanc foi assim :) É o 5o encontro que aconteceu, dessa vez em Brasília….


E o Hortipanc foi assim 🙂 É o 5o encontro que aconteceu, dessa vez em Brasília. As mesas e apresentações estavam incríveis. Descobri iniciativas de pesquisa no Brasil todo. 😍
.
É muito gostoso encontrar pessoas com a mesma visão de mundo que você, que compartilham dos mesmos valores, sonhos e ideais. Que querem a floresta de pé, que sabem que a saúde vem da terra, que o agricultor é a profissão mais importante, que a ciência salva vidas.
.
Muito obrigado a organização do @nuno.rodrigo.madeira, que pensou em cada detalhe do evento. Renovou as energias.
.
Fora que realizei o sonho de conhecer o campo experimental de produção de hortaliças não convencionais da EMBRAPA de Brasília. Sim, essa área existe, e tem um dos maiores tesouros do nosso país: o germoplasma de PANC. Diversas qualidades de araruta, inhame, cará-moela, almeirão-caipira, ora-pro-nóbis. Eles são os responsáveis por fazer pesquisas que permitam a produção dessas plantas em larga escala. Meu trabalho é totalmente dependente da pesquisa deles. Sem eles, jamais teremos PANC em todos os supermercados. Simples assim.
.
Lá, nesse setor, o trabalho é feito por praticamente três pessoas, que não só fazem pesquisa, mas cuidam da área na enxada, arrancam mato, selecionam germoplasma, fazem experimento, consultoria a agricultor.
.
Se você não sabe, o Bolsonaro cortou toda a verba deles nos últimos dois anos. Estão fazendo pesquisa de ponta, que é fundamental para o soberania alimentar do país, TOTALMENTE sem verba, porque o governo cortou (para colocar no orçamento secreto, o maior esquema de corrupção que se tem notícia do país). Não é só da merenda escolar, da universidade, da proteção ambiental e da farmácia popular que tiraram verba. Foi da nossa ciência! Se isso não te indigna, repense seus valores.
.
Parabéns pela dedicação, esforço, compromisso e qualidade do trabalho, @nuno.rodrigo.madeira e toda a equipe da Embrapa, que não esmorece e segue em frente. Viva a ciência, boa a pesquisa, viva a agricultura familiar, viva as PANC!
.
#hortpanc #panc #biodiversidade



Source