O membro do núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Paul…
O membro do núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Paulo Petersen, participou nesta terça-feira (7), de uma live com Susana Rocca, do Instituto Humanitas Unisinos, sobre o tema “Agroexportação e agroecologia. Limites e possibilidades do campo diante da emergência climática”.
O bate-papo de mais de uma hora percorreu diversos assuntos interligados à tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul desde a última semana. Petersen apontou a agroecologia como uma possibilidade de resiliência aos fenômenos climáticos, apresentou dados sobre o aquecimento global e tratou da necessidade de enfrentamento à crise climática no Brasil e no mundo.
“Essa chuva que abateu o Rio Grande do Sul nos últimos dias nos coloca diante de uma nova normalidade. Portanto, é uma tendência de repetição. Evidentemente, nós não podemos entender que esse é simplesmente um padrão climatológico”, afirmou.
Segundo Petersen, a tendência da sociedade nas últimas décadas vem sendo destruir as possibilidades de resiliência, ou seja, de adaptação às mudanças climáticas. “Estamos diante de uma crise estrutural, precisamos entender radicalmente essa crise se a gente quiser atuar sobre ela. Esses fenômenos climáticos vão se repetir, mas nós podemos estar melhor preparados e não ter a tragédia que estamos assistindo aqui”, pontuou.
A conversa pode ser acessada, na íntegra, pelo canal de YouTube do Instituto Humanitas Unisinos: https://bit.ly/44yjh1k. Compartilhe esse conteúdo riquíssimo com seus contatos, utilize-o nas salas de aula, nas reuniões comunitárias. A crise climática é real, e precisamos formar nossas bases sobre essa pauta!
#solidariedade #criseclimática #Agroecologia #IHU