ÁrvoresBanco de SementesBiomaConservação de Recursos NaturaisCuriosidadesFacebookFloresFrutasIdentificação de PlantasMudasPaisagismo Regenerativo

No início da década de 2000, quando Antonio Luiz Morschbacker me convidou a proc…

No início da década de 2000, quando Antonio Luiz Morschbacker me convidou a procurar matrizes de Campomanesia hirsuta Gardner para produzir mudas, a espécie era tida como “possivelmente extinta” e fazia parte da lista vermelha de espécies em perigo. A última coleta na época datava de 1945, segundo o Dr. Leslie Landrum, que havia acabado de publicar a revisão do gênero na Flora Neotropica.

O reencontro dessa espécie de guabiroba, produtora dos maiores frutos então conhecidos para o gênero, despertou o interesse de preservacionistas na Serra dos Órgãos. Hoje, 22 anos depois, mais algumas matrizes foram localizadas na natureza e dezenas, talvez próximo a uma centena de mudas foram reintroduzidas em projetos de recomposição florestal na área de distribuição natural.

Em nosso vídeo de amanhã em nosso Canal YouTube, mostraremos as diferenças entre Campomanesia hirsuta e Campomanesia lorenziana, espécie que muitos confundiam com a primeira, dada a semelhança dos frutos.

Na parte final do episódio será mostrado um exemplar de C. hirsuta na natureza, com apresentação do Engenheiro Florestal Francisco Rosa, grande entusiasta na preservação da espécie.

NÃO PERCAM!




Source