Instituto Agronômico de Campinas (IAC), 137 anos! Presente de Aniversário O I…
Instituto Agronômico de Campinas (IAC), 137 anos!
Presente de Aniversário
O Instituto Agronômico de Campinas IAC foi criado por D. Pedro II em 1887.
D. Pedro II, que foi Imperador do Brasil, deixou lembrança por sua dedicação ao conhecimento, cultura, cuidado pelo Jardim e amor à natureza. Há pouco tempo descobrimos que tinha uma árvore predileta, que ficou conhecida como guapeba-imperial e fruta-do-imperador.
É uma árvore com 10 e 20 m de altura, da família Sapotaceae, nativa em Minas Gerais e Rio de Janeiro, e muito rara na natureza.
Produz frutos doces e saborosos que eram preferência do Imperador, que a disseminou por alguns paises.
Conta-se que na transição Monarquia-República muitas árvores do imperador foram cortadas na intenção de apagar memória. Felizmente não deu certo!
Os fatos sobre a árvore-do-imperador são de conhecimento recente e como não temos registro dessa espécie em nossa coleção, passou a ser missão conseguir pelo menos um exemplar para cultivar em nosso Jardim.
E a Árvore-do-Imperador chegou pelas mãos generosas do sr. Edilson Giacon e seu filho, Gustavo Giacon, do Viveiro Ciprest, em Limeira.
O sr. Edilson é produtor dedicado às espécies raras e desconhecidas, atendendo naturalmente uma das principais orientações do Dr. Hermes, cultivar as plantas que ninguém cultiva. O dr. Hermes Moreira de Souza foi quem implantou as coleções do Instituto Agronômico.
Foram muitos anos de persistência, até chegar o tempo de colher.
No dia 27 de Junho de 2024, o primeiro exemplar de Chrysophyllum imperiale, a fruta-do-Imperador, no Jardim do Imperador, para comemorar os gloriosos 137 anos do Instituto Agronômico de Campinas IAC!
Felicidade!