AgriculturaAgricultura FamiliarAgricultura ÔrganicaAgricultura SintrópicaAgroecologiaHortaInstagramManejoProdução Integrada de AlimentosSistemas Agroflorestais

Eu uso muitos óleos essenciais (OE) aqui em casa. Há os medicinais que não fico …

[ad_1]

Eu uso muitos óleos essenciais (OE) aqui em casa. Há os medicinais que não fico sem, como melaleuca, hortelã-pimenta, erva-baleeira, lavanda, laranja, alecrim-do-campo e copaíba. Me salvam em picadas, hematomas, tendinite, dor de cabeça, micose, cortes e outros ferimentos pequenos.

Eventualmente, não dou conta de usar tudo, e passa a validade. Eu guardo em geladeira e evito ficar abrindo os frascos à toa, para não entrar oxigênio.

Alguns óleos têm validade mais longa, como as resinas e absolutos de madeiras, cascas e raízes. Tenho um óleo de vetiver vencido há mais de 15 anos e o aroma só melhora.

Já boa parte dos OE tem validade curta, como os cítricos e o alecrim, que ficam oxidados, então realmente não devem ser usados medicinalmente.

Óleo essencial é um material nobre demais para não ser usado integralmente, mesmo vencido. Com esses, eu faço um aromatizador de roupas. Fica uma delícia. Borrifo em lençóis, camisetas e calças antes de guardar.

Receita

Nessa misturinha usei OE que venceram há mais de um ano: laranja, alecrim, gerânio e bergamota. A receita vai do que você tiver aí. Usei 20 gotas de cada. Use em média 80 gotas.

Para durar mais, umas 10 gotas de vetiver, ladano, cravo ou patchuli, que atuam como fixadores. Completei com 50 ml de álcool de cereais e 10 gotas de glicerina (ajuda ainda mais a fixar o cheiro).

Dicas:

Se for um óleo escuro, não coloque muito para não manchar roupas claras. O segredo é borrifar longe, pras gotas se dispensarem e ficarem bem finas. Ah, eles não deixam marca de “gordura” porque não são óleos fixos, e sim substâncias que eventualmente evaporam.

O cheirinho ficou maravilhoso. É um abraço tirar as roupas do armário e elas estarem naturalmente perfumadas.

Eu sou alérgico a maioria das fragrâncias sintéticas. Aboli amaciante e deixo a roupa secando no varal por dias até sair todo o cheiro do sabão. Esses OE que usei não atacam minha alergia, além de serem fungicidas e acaricidas, evitando mofo.

Se tiver óleos essenciais vencidos para descartar por aí, faça essa receita e me conte!

Quando for comprar novos OE, cheque a procedência e qualidade 👀 Obrigado @ligiafinotti pelas dicas ❤️

[ad_2]

Source