ÁrvoresCursosEntidadesEventos & afins - RedeFacebookFloresFrutas

23 de junho – 134 anos da Biblioteca Barbosa Rodrigues e do Herbário RB Aos com…

23 de junho – 134 anos da Biblioteca Barbosa Rodrigues e do Herbário RB

Aos completar 134 anos de criação, a biblioteca é uma fonte de relíquias para o público em geral, não apenas para pesquisadores. Criada em 1890, possui acervo de cerca de 110 mil volumes, entre livros, periódicos, iconografias, dissertações e teses na área de botânica e correlatas, sendo a maior da América Latina. Daquele total, são 4 mil obras raras sobre botânica, datadas dos séculos 16 ao 20.

A coleção inicial da Biblioteca Barbosa Rodrigues, formada por obras pertencentes a Dom Pedro II, foi doada pela família imperial a João Barbosa Rodrigues, então diretor do JBRJ. Desde então, vem acumulando um inestimável acervo científico, histórico e cultural especializado em botânica, meio ambiente e áreas afins no país.

📚 A consulta ao acervo de obras gerais e periódicos está disponível ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já a consulta ao acervo de obras raras é feita apenas com agendamento prévio. A entrada é gratuita.

📍 A Biblioteca Barbosa Rodrigues está localizada na Rua Jardim Botânico, 1008. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (21)3874-1219/5656 ou e-mail: [email protected].

Além da biblioteca, João Barbosa Rodrigues criou também, em 1890, o herbário, que atualmente abriga mais de 850 mil amostras de plantas, chamadas de exsicatas. Os herbários guardam amostras das plantas que os botânicos coletam nas expedições em campo, e são fundamentais para a identificação das espécies e as pesquisas sobre a flora de uma região ou país.

📍 No saguão do herbário, o público pode visitar a exposição Coleção e Ciência, apresentando itens das diversas coleções que abriga, como a carpoteca (coleção de frutos), a xiloteca (amostras de madeira), bancos de sementes, fungos e DNA e etnobotânica, além de suas exsicatas. As transformações no trabalho dos botânicos ao longo do tempo também são abordadas na exposição, além da influência das novas tecnologias.

🍂 A exposição pode ser visitada diariamente, das 8h às 17h, excetos às quartas-feiras, quando abre das 11h às 17h. Há cobrança de ingresso para o arboreto.

Source