Conheça o maior gênero de orquídeas: Bulbophyllum com 2.186 espécies. Bulbophyll…

Conheça o maior gênero de orquídeas: Bulbophyllum com 2.186 espécies. Bulbophyllum (bulbófilo em português) não só é o maior de todos os gêneros de Orchidaceæ, como também é o segundo maior gênero de plantas com flores (Angiospemas) só perdendo para o gênero Astragalus (astrágalo) das Fabaceæ com 3.081 (POWO/Kew Gardens). Se a partir de amanhã, 10 de julho de 2024, resolvessemos postar uma única espécie de bulbófilo por dia, terminaríamos essas postagens em julho de 2030!
Bulbophyllos vem do grego Bolbós (bulbo) e Phýllon (folha) por certa semelhança de folhas com seus pseudobulbos. A primeira espécie descrita é de Bulbophyllum nutans, então a espécie tipo. As plantas variam de pequenas cultivadas como microorquídeas, até o máximo de maiores representada por Bulbophyllum fletcherianum cujos pseudobulbos são do tamanho de laranjas com folhas de 1.50 a 1.80 metros. As flores podem ser perfumadas, mas muitas espécies tem odores desagradáveis ou mesmo repugnantes com odor de carne putrefata.
O gênero tem distribuição tropical e subtropical (mapas) com o centro de diversidade em Papua-Nova Guiné com mais de 600 espécies. As espécies da nossa flora (55 a 60) são pequenas e pouco atraentes. Muitas das flores de bulbófilos possuem labelos móveis, assim como grande psrte são oxiantas (flores com sépalas e pétalas agudas). A durabilidade das flores é variável. Na certa há pelo mundo orquidófilos com espaços disponíveis para colecionarem somente Bulbophyllum spp.





Source