Outros usos para a tiririca. Parte 2. Enraizador natural e usos medicinais. . Ap…


Outros usos para a tiririca. Parte 2. Enraizador natural e usos medicinais.
.
Aponta-se que as batatinhas da tiririca (não a comestivel, a de raízes escuras) seja um estimulador do enraizamento. O que é muito legal quando estamos fazendo mudas por estaca (pedaços de caule).
.
Alguns trabalhos mostram que o extrato enraizador de tiririca deve ser feito na proporção de 10 g de batatinha para 100 ml de água, coando e mantendo refrigerado e ao abrigo da luz, para ser usado o mais breve possível.
.
Use essa mistura para enraizar estacas. As estacas recém-cortadas devem ficar com a parte de onde sairão as raízes de molho nessa solução por um período de 10 a 30 minutos.
.
Para algumas espécies, essa receita parece ajudar muito, como o alecrim, fisalis e a amoreira, mas não funcionou bem para a erva-baleeira. Vale fazer seus testes por aí 🙂
.
A tiririca também tem usos medicinais. Alguns estudos apontam usos da planta toda como antioxidante, antiinflamatória, antimicrobiana, neuroprotetiva, analgésica (pós tratamento de lazer na pele) e vasodilatadora. Seu chá é rico em sais minerais. Os extratos e óleo das raízes apresentam função de reduzir o crescimento de pêlos e como agente antimicrobiano. Ou seja, ainda muito potencial farmacológico a ser explorado.
.
Você usa essas batatinhas, ou a planta toda para fins medicinais? Me conta nos comentários!
.
Os usos citados nessa postagem são estudos feitos com a espécie #cyperusrotundus (veja a última foto).
.
#guilhermeranieritiririca #tiririca #enraizadordetiririca



Source