Nabo forrageiro, vagens. Nesse inverno quente, as folhas do nabo estão mais fibr…


Nabo forrageiro, vagens. Nesse inverno quente, as folhas do nabo estão mais fibrosas e amargas, mas as vagens estão se formando em profusão.

São crocantes, picantes e muito saborosas. Eu adoro. Frescas eu acho picantes demais, então refogadas elas ficam super suaves.

As vagens de nabos e rabanetes são bastante consumidas no norte indiano, geralmente chamadas de moongre ou mogri. Fiz um prato rápido, com eles, um refogado “a seco” (sem caldo) com especiarias inspirado no sabji, um prato muito comum por lá.

Fica uma delícia. A textura é de vagem, com uma picância suave, e sabor que lembra o brócolis. E ainda com a doçura do tomate e o perfume das especiarias.

Ingredientes:

1 fio oléo de óleo
1 cebola picada
1 xic vagens de nabo-forrageiro ou rabanete
1 col sopa sementes mostarda
1 col sopa de sementes de coentro trituradas
1 col sopa gergelim (usei do preto)
1 col café cúrcuma em pó
1 tomate picado
1 col café limão ou vinagre
Sal a gosto
Folhas de hortelã e coentro

Refogue a cebola com as especiarias no óleo em fogo baixo até dourar ela amolecer. Acrescente o tomate, a vagem, o sal, mexa bem e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando para não queimar, mantendo tampado. Finalize com o vinagre e se gostar, folhas de coentro e hortelã bem picadas.

O prato que fiz incluiu vagem salteada e arroz integral cremoso com tupinambo ralado e cebola caramelizada na vodka. E olha, ficou muito bom. Essa receita do arroz fica pra outro dia.

E você, já plantou nabo ou rabanete para usar as vagens? Como costuma preparar?

Não é encontrado a venda, mas você pode plantar dele ou qualquer tipo de rabanete para usar as folhas e as vagens. Ele é uma planta usada para adubação verde, é bem fácil encontrar dele online, a semente chega a ser vendida por quilo.

#guilhermeranierinaboforrageiro #panc #radishpods #radishpodsrecipe #mogrikisabji #naboforrageiro



Source