Nabo-forrageiro, nabiça. Vagens. Quem é da agricultura orgânica sabe que essa p…


Nabo-forrageiro, nabiça. Vagens.

Quem é da agricultura orgânica sabe que essa planta é uma velha conhecida do manejo sustentável do solo. Ele é plantado para alimentação de animais e mais comumente, como planta para cobrir o solo e quebrar a laje que se forma pelo uso de maquinário pesado, além de ciclar nutrientes.

Sua raiz parece um nabo fino, fibroso e resistente, impossível de comer. As folhas são super gostosas, cozidas ou refogadas, levemente picantes e muito saborosas.

A minha parte preferida são as vagens, que se formam na planta adulta, após a floração tão bela. Em formato de rabinho, são crocantes, picantes e com sabor entre o rabanete e a mostarda. Perfeitas para comer de petisco ou fazer conserva.

Tão gostoso, tão abundante e fácil de cultivar nos meses frios do Sul e Sudeste, que não me conformo de não achar sua conserva por aí. É uma delícia.

Se tiver por aí, prove: é só colher as vagens jovens e usar em saladas, refogar, ou fazer uma conserva : escaldar com água e vinagre fervente, deixar curtir um dia e está pronto.

Nome científico: #raphanussativus

Para saber o que já falei sobre essa plantinha versátil, veja a
#guilhermeranierinaboforrafeiro

#naboforrageiro #panc #naborabinho #nabiça



Source