O aipo-silvestre ou aipo-do-mato é um tempero bem interessante. Por aqui (Sul, S…


O aipo-silvestre ou aipo-do-mato é um tempero bem interessante. Por aqui (Sul, Sudeste, Centro-Oeste) ele costuma aparecer nos meses mais frescos, mas ainda tenho visto bastante dele em pleno novembro.
.
É bem fácil de identificar, pelas folhas finíssimas (e difíceis de fotografar 😅), pelas sementes que parecem pequenas ervas-doces, nascendo em cachos ao longo da planta, partindo da base das folhas.
.
é bastante aromática, com um quê de salsa e de cenoura (que são parentes). O nome “aipo” é muito mais pelo seu antigo parentesco com o aipo ou salsão, quando ainda era chamado “Apium leptophyllum”, parente do aipo, “Apium graveolens”. O aroma para mim não lembra nada o do salsão.
.
Usos: picada crua sobre a comida, em chás, sucos, drinks, decoração comestível. Depois de seca perde seu aroma.
.
ah, não custa dizer: a planta é espontânea, ou seja, nasce sozinha. Não existem sementes à venda, que eu saiba.
.
Nome científico: #cyclospermumleptophyllum
.
#PANC #aipodomato #aipochimarrão #marshparsley #plantasalimenticiasnaoconvencionais #guilhermeranieriaiposilvestre #aiposilvestre #cyclospermum #ervasaromáticas #temperospanc #ervasmedicinais
.
As duas últimas fotos são do meu livro, Matos de Comer, que você encontra no www.livropanc.com.br, com frete grátis para todo Brasil.



Source