Buva. Também chamada de rabo-de-foguete e voadeira, é uma planta comestível prom…


Buva. Também chamada de rabo-de-foguete e voadeira, é uma planta comestível promissora.
.
Suas folhas são saborosas, picantes e perfumadas, de textura macia. Ficam divinas num pesto, usadas como tempero, refogadas como verdura. São tradicionalmente usadas na medicina popular para má digestão, diarréia, reumatismo, infecção urinária e para o fígado.
.
Ela apresenta muita variação morfologia dentro da mesma espécie, e entre as espécies. As folhas todas são de algumas plantas que peguei aleatoriamente na beira da estrada. Só para dizer que não dá para confiar só em fotos de livros, nem em aplicativos, nem em manuais. A natureza é abundante, diversa e inexata, como essas buvas, que cada uma tem um formato. É preciso ver o jeitão da planta, o cheiro, os pelos… os detalhes fazem toda a diferença na identificação correta. Ah, as três espécies mais comuns, C. bonariensis, C. canadensis e C. sumatrensis são comestíveis.
.
De crescimento descomplicado, é uma das principais “daninhas” da soja, milho e trigo. E isso acontece porque o manejo feito, em grande escala, não deixa cobertura orgânica no solo. A buva é um grande indicador de solos degradados (isso porque ela só germina se tiver luz, se o manejo deixa o solo coberto e rico em matéria orgânica, ela não aparece). O problema é que ela reduz o rendimento de diversas colheitas (de commodities). Por ter se tornado resistente aos venenos mais comuns, agora são usados coquetéis cada vez mais tóxicos para acabar com ela. Se você acha que isso é sambar na cara do agronegócio, tem o lado negativo: a resistência dela a venenos resulta num impacto ambiental ainda maior. Todo nosso modelo produtivo deveria ser revisto…. (paciência nenhuma para entrar nesse tema hoje).
.
O óleo essencial dela é bem caro – por volta de seis mil reais o litro (veja na última foto). Cheio de usos na medicina e na alimentação. É vendido como “erigeron oil”, nada mais que a pura essência da buva.
.
Para começar a gostar: teste em molhos tipo chimichurri ou vinagrete. Umas folhas para temperar um prato do dia-a-dia… muito gostosa.
.
#guilhermeranieribuva #matosdecomer #buva #panc #plantasalimenticiasnaoconvencionais #erigeron #conyza



Source