Mini-pepino, talvez micro-pepino? Um pepiniculo! Uma das muitas espécies do gêne…


Mini-pepino, talvez micro-pepino? Um pepiniculo! Uma das muitas espécies do gênero #melothria. É nativo no Brasil todo, nascendo geralmente onde possa se apoiar, cercas, grades e sobre arbustos, sempre nos meses mais quentes e chuvosos. Vejo sempre em jardins com pouca manutenção, geralmente em locais mais úmidos.
.
O sabor é de pepino, claro, mas a graça é o tamanho, menor que uma fava.
.
Os frutos, quando maduros, são moles, escuros e fedidos, o ponto perfeito para pegar sementes. As sementes dos frutos verdes (imaturos) nem sempre germinam.
.
Essa espécie tem um baita potencial de mercado. Na gringa, uma espécie parecida é chamada de #cucamelon, e vendida a um excelente valor. Faltam agricultores que queriam produzir e comercializar essa jóia por aqui. Acho que o retorno é garantido, porque todo mundo que prova se encanta.
.
Onde conseguir sementes? No mato. Fique de olho na sua região. É planta espontânea. As folhas parecem as da uva, e os frutos nascem pendurados.
.
Nome científico: #melothriapendula #melothriafluminensis #melothriascabra
.
#minipepino #micropepino #pepiniculo #brazilianplants #frutasurbanas #frutasraras #matosdecomer #guilhermeranieripepiniculo



Source