Goiabinha, araçazinho, e mais um monte de nomes genéricos para essa belezinha, q…


Goiabinha, araçazinho, e mais um monte de nomes genéricos para essa belezinha, que de genérica não tem nada. Ela é uma myrtacea, uma família enorme cheia de frutas comestíveis. Foi a descoberta da vez, na beira da estrada.
.
Os frutinhos negros dão em cachos e são bem doces, com a polpa cremosa igual jabuticaba, e dois caroços pequenos e macios dentro. Nascendo num local muito seco, de solo pobre, raso e erodido.
.
Imagine o sabor: parece uma microjabuticaba, com a casca macia, quase nada adstringente, com um quê de cassis (aquele do licor). Deve ficar PERFEITA num destilado, numa boa cachaça ou numa geleia.
.
A espécie é possivelmente Myrcia tomentosa, que nasce no Cerrado, mata Atlântica, Caatinga e Amazônia. É um arbusto ou árvore de folhas cheirosas, que frutifica por essa época. Não tenho mudas, não sei onde encontrar, ninguém que eu conheço comercializa.
.
Os países ricos aproveitam toda e qualquer frutinha, fazem festival, fomentam o turismo, ganham dinheiro e sustentam comunidades. Aqui, a gente sucateia os órgãos ambientais, precariza as instituições de pesquisa e deixa a boiada passar. Que desespero!
.
Achei goiabinha e araçazinho dois nomes bem genéricos. Qual o nome que você daria para essa belezinha?
.
#frutasnativas #myrtaceae #myrciatomentosa #brazilianfruits #matosdecomer #guilhermeranierimyrcia #panc #plantasalimenticiasnaoconvencionais #myrcia #PANC



Source