Gengibre-azul. Não é parente do gengibre, não tem cheiro de gengibre, e pessoalm…


Gengibre-azul. Não é parente do gengibre, não tem cheiro de gengibre, e pessoalmente, não acho que pareça com ele, mas nome popular é assim mesmo 🤦🏻‍♂️.
.
Nativa aqui no Brasil, tem lindas flores azuladas, gosta de ambientes mais sombreados, e geralmente suas várias espécies ocorrem na Mata Atlântica. A mais versátil e comum no paisagismo é a #dichorisandrathyrsiflora, embora haha uma linda variedade de espécies do gênero #dichorisandra
.
No meu livro há algumas sugestões inéditas na literatura, com destaque para essa espécie. Me baseei em relatos, no uso popular, cruzamento com listagem de plantas tóxicas, similaridade com outros gêneros da mesma família e estudos de toxicidade. Essa foi uma das descobertas mais felizes que tive. As flores são usadas como decoração comestível, sendo relativamente duráveis, e lindas. Não tem nenhum sabor muito definido.
.
As batatas que a planta forma precisam de mais estudos, mas ao que tudo indica são comestíveis. Fiz cozidas e achei bastante interessante, textura firme e sabor neutro, lembrando um pouco a batata-inglesa. Não é um tempero, não tem sabor de gengibre! Mais estudos são importantes para sabermos o valor nutricional dessa planta promissora para cultivo agroflorestal, onde tolera bastante sombreamento, diferente de outras raízes comestíveis.
.
Para multiplicar, use as brotações laterais que a planta produz, assim como os filhotes que saem dos galhos maduros, que já frutificaram. As sementes também podem ser usadas, mas nunca tentei por elas. No mais, é uma planta linda, de fácil cultivo, que tolera relativo frio, sem toxicidade para crianças e pets, que vai bem no chão ou em vaso – inclusive dentro de casa, pegando algumas horas de sol pela manhã ou no final da tarde (sol direto, não luz difusa).
.
As fotos são do meu livro, Matos de Comer, que está disponível no www.livropanc.com.br
.
#gengibreazul #florescomestiveis #panc #plantasalimenticiasnaoconvencionais #plantasespontaneas #paisagismoprodutivo #paisagismocomestivel #guilhermeranierigengibreazul #guilhermeranieridichorisandra



Source