Quiabo é delícia, e geralmente quem não gosta é porque nunca comeu preparado de …


Quiabo é delícia, e geralmente quem não gosta é porque nunca comeu preparado de um jeito agradável. Eu gosto de todos os jeitos e a baba não me incomoda. Há quem diga que não goste, mas nunca nem provou! 🤡
.
Quiabo tem baba, mas pode não ter. A baba surge da interação do quiabo com a água, logo, um cozimento lento, panela tampada, quiabo que “abafa”, vai babar mais. Já coisas ácidas cortam a baba, como limão, tomate ou vinagre, assim como um cozimento “seco”.
.
Ou opcionalmente, use uma panela bem quente. Tenho uma frigideira antiga de ferro, toda detonada, que uso para grelhar à seco. O quiabo pode ser usado inteiro ou cortado, onde cortado perde umidade e fica sem baba. Assim que eu gosto, com aquele sabor defumado da chapa. Na Ásia é bastante preparado desse modo, salteado em alta temperatura. Nada de legume molenga,mas sim firme e suculento. Se tiver chapa de ferro, melhor ainda.
.
Receita: lave o quiabo, seque bem, corte em fatias grossas longitudinais. Esquente bem a panela, sem óleo nem nada, e vai mexendo de vez em quando, fogo alto 🔥🔥🔥. Ele não vai grudar muito, você segue mexendo a cada 1 minuto, para ele tostar dos dois lados. Vai levar uns 5-8 minutos. Mais que isso, fica muito seco. Se estiver com suspeita da temida baba, coloque uma ou duas colheres de farinha de mandioca na hora de servir, assim ela absorve o que tiver que absorver (e tudo com farofa fica melhor). Coloque o azeite, sal e temperos no final, fora do fogo, para não fazer fumaça na panela quente.
.
Vai ficar macio, saboroso, sem baba e com cheirinho de churrasco na grelha. Se joga!
.
Pode no final colocar um molhinho de limão e shoyu para temperar, fica ótimo.
.
Os meus, fiz junto com pimentão verde grelhado, finalizei com polpa de tomate-de-árvore e uma flor de begônia por razões de frescura.
.
Dica bônus: nos dois últimos vídeos, como escolher quiabo. Se a ponta dobrar e torcer, está duro e fibroso, se quebrar com estalo, está novo e macio.
.
Essa variedade é o quiabo-de-quina, crioulo, enorme e saboroso, cheio da baba e de sabor, que ganhei da amada @patmuniz
.
#guilhermeranieriquiabo #quiabodequina #quiabogrelhado #quiabotostadinho #okra #roastedokra #culinariabrasileira



Source