Bertalha-coração, agora é época de plantar! . Poucas plantas trepadeiras tem fol…


Bertalha-coração, agora é época de plantar!
.
Poucas plantas trepadeiras tem folhas comestíveis, e a bertalha-coração é um ponto fora da curva.
.
Ela produz muito bem nos meses frescos, tendo a peculiaridade de produzir batatinhas aéreas, ou seja, grudadas no caule.
.
Para ela ficar bonita, o importante é ter um solo bem fértil, com muita matéria orgânica, coberto com bastante folhas, e sombra parcial. Tem composto de composteira? Ela AMA. Ela aprecia mais a luz filtrada por árvores; na luz do sol pleno, aparentemente, ela fica menor e demora a crescer.
.
Na horta onde rabalho, em Jundiaí, plantamos mais de 200 pés, em uma espaldeira linear de mais de 60 metros. Foi extremamente frustrante ver essa verdura que gosto tanto, estagnar, crescer sem vigor e sem graça. Tiramos as mudas, desistimos, e jogamos numa área ociosa, debaixo da sombra de árvores. Qual a nossa surpresa, mesmo na estiagem, estava crescendo lindamente, folhas enormes, cheia de brotos. Aí que entendi porque na minha varanda ela estava linda, e na horta, pegando sol o dia todo, não foi pra frente.
.
Não tem espaço? Bota num vaso na sala e vai conduzindo ela com barbante. Ela fica maravilhosa crescendo perto de uma janela, e cresce a olhos vistos.
.
Para mudas, dê uma olhada nas cercas e terrenos baldios de sua região. Qualquer galho ou batata enraiza facilmente. Ela é comum nas áreas de inverno frio do Sul e Sudeste, principalmente, mas vai bem nas outras regiões.
.
Parte usada: folhas e batatas, cozidas.
.
#panc #bertalhacoracao #matosdecomer #plantasalimenticiasnaoconvencionais #guilhermeranieribertalha #guilhermeranieribertalhacoracao #carurudoreino #madeiravine #basellaceae #paisagismocomestivel



Source