A yacon, chamada de batata-yacon, foi a planta que levantou muuuuitas perguntas …


A yacon, chamada de batata-yacon, foi a planta que levantou muuuuitas perguntas essa semana no stories. Será mesmo “a batata do diabético”?
.
Diferente das outras “batatas”, ela não tem muito amido. Ou seja, não dá para fazer purê, por exemplo. É rica em frutanos e frutose, que lhe dão um sabor doce, de fruta. Contém também inulina, um polissacarídeo, molécula maior que um açúcar, que nosso corpo não consegue digerir e por isso acaba atuando como fibra. Assim, é excelente fonte de fibras. A inulina faz a digestão ser mais lenta, então ajuda a controlar picos de glicemia. Por isso a associação desse vegetal com a diabetes. A questão é, yacon não trata nem cura diabetes, apenas vai ajudar a regular os picos de glicemia se for colocada junto com outros alimentos. Seu principal açúcar, os frutanos, adoça sem mexer com a glicemia, por isso podem ter aplicações como adoçante. E seu consumo beneficia a nossa flora intestinal. Suas folhas são comprovadamente hipoglicemiantes, mas estudos recentes descobriram que o uso dessa erva danifica gravemente os rins, então, o uso das folhas não é aconselhado nem como alimento, nem como remédio.
.
Como é usada? Pode ser consumida crua, descascada, sendo suculenta e crocante como uma maçã. Ela escurece rápido, então descasco só na hora de consumir, ou coloco na água com algumas gotas de limão ou vinagre. Fica muito gostosa na salada de frutas. Eu cozinho muito com a yacon – ela vai lembrar uma cenoura, mas preserva a crocância mesmo depois de cozimento longo. Gosto de colocar em cubinhos miúdos na lentilha, em sopas, ralada no arroz, numa salada colorida (vai lembrar a textura do pepino), ou mesmo refogada e depois cozida com bastante alho. Se nunca comeu, vá devagar na dose – ela sacia bastante, e se consumir demais, de primeira, pode soltar o intestino. Mas é um lanchinho leve e nutritivo.
.
Ela estraga facilmente, se armazenada da forma incorreta. O jeito certo de guardar é em geladeira, dentro de recipiente fechado, forrado com papel-toalha. Assim ela dura até 50 dias. Quanto mais tempo guardada, mais doce.
.
Na próxima postagem dicas de cultivo e colheita.
.
#yacon #batatayacon #guilhermeranieriyacon #matosdecomer #panc



Source