Levístico ou em inglês, lovage. O tempero que eu sempre quis ter na horta – (ain…


Levístico ou em inglês, lovage. O tempero que eu sempre quis ter na horta – (ainda estou em busca do estragão-francês, alguém me doa uma muda?)
.
Estou encantado com o sabor dessa erva. De origem européia, é parente do salsão e da salsinha – pelas folhas logo se nota da semelhança.
.
Comprei dessas marcas de pacotinho – é bem fácil achar dela na internet. (Você vai achar sem dificuldade.) Ao abrir o saquinho de sementes, subiu um perfume delicioso de tempero. Vi que a coisa prometia! As plantas cresceram beeem lentamente. Eu achei que fosse algo como o salsão, mas é bem distinto.
.
O cheiro. O levístico lembra realmente esses temperos prontos, bem fresco, intenso e herbal. Algo como salsão + salsinha + erva-baleeira. Muito, muito bom, de fazer a boca salivar. Acredito que combine com qualquer prato salgado. E diferente do salsão, não tem amargor, nem é tão forte. E as folhas e talos podem ser usados crus, igual a salsinha.
.
O #levístico chega a 2 m de altura quando em floração, mas no nosso clima raramente passa de 60 cm. E é duradoura – pode ser mantida por mais de 5 anos. É plantar uma vez e ter sempre.
.
Cultivo. É multiplicada por sementes ou por divisão da touceira, usando pedaços do rizoma. Gosta de climas mais amenos, mas tolera até 30°C tranquilamente.
.
Parte usada: sementes (use igual cominho), folhas e talos, flores e raízes (usadas cruas como tempero ou cozidas como legume).
.
Também chamada de erva-maggi (acho esse nome desnecessário) 🤡.
.
Você tem ou já cultivou dessa erva? Conta para mim, ainda sou iniciante nós cuidados com ela 🙂
.
Nome científico: #levisticumofficinalis
.
#guilhermeranierilevistico #ervamaggi #lovage #panc #temperos #ervaseespeciarias #matosdecomer



Source