#cúrcuma ou #açafrãodaterra – um tempero tradicional na nossa culinária, ainda q…


#cúrcuma ou #açafrãodaterra – um tempero tradicional na nossa culinária, ainda que pouco usado atualmente. Nas receitas das avós é onde mais aparece, para temperar o frango, junto com alho e limão. Com os imigrantes italianos, veio o uso no arroz e na água do macarrão. Nos modismos alimentares atuais, é usada também em sucos, bebidas e no leite. Hoje em dia é raro encontrar o fresco, sendo bem mais comum o seco, em pó. O sabor da raiz fresca é diferente, mais picante, aromático.
.
Eu não confio muito na cúrcuma vendida em pó, a granel, a não ser que seja de um fornecedor idôneo. É um tempero facílimo de falsificar, seja pela adição de farinha, de fubá e até mesmo com adição de corantes artificiais, como a tartrazina, associada a um monte de problemas de saúde. As grandes marcas geralmente são confiáveis. No a granel, não arrisco. Aliás, faça o teste para saber se sua cúrcuma em pó é verdadeira: adicione 4 colheres de água a uma de cúrcuma em pó, coloque numa panela pequena e esquente – se engrossar, foi batizada com fubá ou sabe-se lá o que mais.
.
Plantio. Basta ter um vaso de pelo menos 3 litros. Enterre um pedaço da raiz, cubra com terra (uns 2 dedos) e espere a primavera. Não é exigente nem em solo, nem em luminosidade – 4 horas de sol direto são suficientes para ela. A época de colheita é quando a planta amarela e seca, entre maio e julho aqui em São Paulo.
.
Se tiver raízes disponíveis, use as primárias, aquelas mais gordinhas e redondas, para plantar – elas não são tão boas para comer, e produzem mais e mais rápido (veja a foto 2).
.
Depois de colher, eu gosto de lavar bem e deixar secar ao menos uma semana antes de usar, fica mais “curada” e firme. Mas pode ser usada imediatamente, sem problema. Depois de colhida, armazene em local fresco e sombreado, sem abafar – ela dura uns 3 meses depois de colhida.
.
Na próxima postagem, uma dica de como armazenar e usar essa raiz fantástica. Ela é perfumada, tem um leve amargor quando pura, e tinge a comida (e as mãos de quem manipular) de amarelo. Os benefícios ficam por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
.
#guilhermeraniericurcuma #panc #matosdecomer #guilhermeranieriacafrao



Source