A pasta de cúrcuma é uma mão na roda para temperar a comida e aproveitar as raíz…


A pasta de cúrcuma é uma mão na roda para temperar a comida e aproveitar as raízes frescas. Basta descascar (ou não), ralar (ou não, se seu liquidificador for potente) e bater junto com sal, pimenta-do-reino em grão, sal e um tico de água. Aproveitei e coloquei uma dentes de alho junto, para já usar como base para quase qualquer prato. Uso no começo do cozimento, para dar sabor no refogado.
.
A pimenta-do-reino é recomendada para ajudar na absorção da curcumina e trazer os benefícios da raiz para a saúde. Não precisa usar muita aqui – você pode usar depois na receita. Mas precisa ser a do reino!
.
Minha receita ficou assim:
150 gr de raízes de cúrcuma descascadas e raladas
8 gr de pimenta-do-reino moída na hora
25 gr de sal
5 dentes de alho descascados
5 col de sopa de água (para bater)
.
Bata tudo, parando, mexendo e batendo, até formar uma pasta. Se precisar, coloque mais água. Fazer com as raízes raladas facilita muito. Guarde em recipiente fechado.
.
Pelo alto teor de sal, esse tempero não congela, então pode ser mantido indefinidamente no freezer. Uso no momento inicial do cozimento ou refoga, em pequena quantidade, para dar cor e sabor para seus preparos. Fica especialmente gostoso em legumes assados, molho de tomate, arroz e em grãos, como grão-de-bico ou lentilha.
.
Ah, pode adicionar ervas e os temperos que quiser. Fiz minha receita mais básica para ficar mais versátil, mas use o que tiver em mãos. Sim, a raiz fresca tem amargor, mas ele some depois do cozimento – e você só vai usar um pouquinho.
.
Quer saber como plantar? Dicas na postagem anterior.
.
#cúrcuma #açafrão #turmeric #guilhermeraniericurcuma #guilhermeranieriacafrao #panc #plantasalimentíciasnãoconvencionais
.
Ah, achou muito trabalhoso? Pode ralar e congelar direto as raízes, e usar conforme demanda. Dá para secar e fazer o pó, mas como não tenho sol, e fazer no forno tira muitas propriedades dela, o ideal é ralar e congelar. Ou congelar inteira e ralar na hora. O freezer é amigo da cúrcuma 🙂 O bom da pasta é que ela “some” e não deixa pedacinhos na comida.



Source