Xarope de flores de assa-peixe. Já falei desses xaropes de ervas algumas vezes -…


Xarope de flores de assa-peixe. Já falei desses xaropes de ervas algumas vezes – às vezes feitos com raízes, como gengibre e cúrcuma, com folhas perfumadas como menta ou shissô, e obviamente com flores. Um clássico na gringa, o cordial ou xarope de flores de sabugueiro é um refresco delicioso.
.
A coquetelaria é em grande parte baseada nesses xaropes. Eles servem para preservar o sabor do vegetal em uma base bastante neutra. As outras opções seriam conservar no vinagre, no óleo ou no álcool – todas formas de preservação que afetam o sabor. O xarope preserva o sabor da flor fresca, e dura indefinidamente, se armazenado de forma correta.
.
Uma planta silvestre sensacional é o assa-peixe, que dá um mel de excelente qualidade, além de ter folhas medicinais muito usadas para problemas respiratórios.
.
Se você nunca provou, a hora é agora, eles estão todos floridos. O assa-peixe é bastante comum, dá flores algumas vezes por ano, principalmente no meio da estiagem. Possuem um perfume delicioso de jasmim, e a sua infusão fica ótima. Fiz uma bebidinha para tomar com água com gás, o famoso cordial. Traz o cheiro delicioso das flores para qualquer drink ou sobremesa.
.
Receita. Colha as flores, removendo o máximo possível de cabinhos (eles escurecem a bebida). Cubra com água quase-fervente, deixe em infusão por 20 minutos. Coe e meça – adicione 2/3 do volume de líquido em açúcar, e aqueça em fogo baixo até dissolver. Eu adiciono suco de limão para dar acidez (um limão para cada 80ml de xarope pronto). O importante é não ferver, para não perder o aroma delicado das flores, mas usar água quente o suficiente para esterilizar a mistura, caso contrário, ela vai fermentar. Armazene refrigerado.
.
Uso: 2 colheres desse xarope em um copo de água (com gás). Sabor suave, mais pra baunilha ou doce árabe, sem gosto de perfume. Para mim tem o sabor da riqueza, de bebida cara e fina 💅, me sinto um abelhão 🐝 hahaha. Ah sim, pode usar outras plantas, como o maravilhoso assa-peixe roxo, que dá flor no outono (última foto).
.
Nome científico: #vernoniapolysphaera e outras espécies do gênero
.
#xaropedeassapeixe #assapeixe #guilhermeranieriassapeixe #guilhermeraniericordial #panc #guilher



Source