Iresine é comestível. Você pode não saber o nome dela, mas certamente já viu del…


Iresine é comestível. Você pode não saber o nome dela, mas certamente já viu dela por aí. Essa espécie nativa da América do sul é queridinha do paisagismo por ser resistente, muito bonita e fácil de cuidar. Seu uso vai além do jardim – é usada como alimento e remédio. Na medicina popular, é usada para problemas estomacais, renais, como anti-inflamatória e cicatrizante. Apesar de muito usada, seu uso medicinal ainda é pouco estudado – estudos recentes apontam sua baixa toxicidade.
.
Na Ásia, sua infusão é usada como corante para gelatina. Por aqui, podemos dar um pouco de descanso para o chá de hibisco e usar nossas plantas nativas para aproveitar como corante. Ah, as folhas cozidas também são comestíveis, firmes, de sabor que lembra a folha da beterraba. Uma inclusão interessante para qualquer jardim ou horta. Possui muitas variedades, de folhas gigantes, miúdas, arredondadas e pontiagudas, verdes ou vinho.
.
Pela falta de estudos sobre seus fatores antinutricionais, a recomendação é de consumi-la cozida. Por ser da família do espinafre, do caruru e do amaranto, possivelmente possui oxalato, nitratos e saponinas, atenuados com a cocção.
.
Para cuidar, solos bem adubados, com boa drenagem e a sol pleno ou sombra parcial, desde que pegue algumas horas de luz direta. Uma ou duas vezes por ano dá flores, esverdeadas e discretas, que fazem contraste com a folhagem lustrosa e colorida (veja na foto de capa, o “cacho” de flores). Eu a acho lindíssima, com ou sem flores. Há variedades rasteiras, eretas e de moita. Para que fiquem bonitas, faça podas anuais ou semestrais, para que rebrote com mais vigor. Pega fácil de galho, deixado na água ou plantado direto na terra.
.
Nome científico: #iresineherbstii
.
Me conta, você já imaginou que essa planta fosse comestível? Para mim, ela tinha a maior cara de venenosa, até eu começar as pesquisas e testes culinários para meu livro. Fiquei feliz 🙂
.
Ah sim, essa e mais 283 plantas você encontra no meu livro Matos de Comer. Ele está em pré-venda, o link está no meu perfil.
.
#iresine #guilhermeranieriiresine #matosdecomer #panc #paisagismocomestivel #plantasalimenticiasnaoconvencionais



Source