Cúrcuma ou zedoária? Irmãs do mesmo gênero Curcuma, elas tem sabor e uso muito d…


Cúrcuma ou zedoária? Irmãs do mesmo gênero Curcuma, elas tem sabor e uso muito distintos.
.
A cúrcuma tem a folha sem nenhuma mancha, raízes amareladas e cheiro de tempero. As flores são brancas/amareladas. É também um ótimo corante. Nome científico: #curcumalonga
.
A zedoária tem manchas escuras nas folhas, e as raízes são pálidas por fora, e lindamente azuladas por dentro (desbotam depois de secas ou aquecidas). O aroma lembra cânfora e o sabor é muuuuito amargo. As flores são rosadas. Nome científico: #curcumazedoaria .
.
Vamos aprender sobre essa raiz?
.
Usos medicinais: usado pata tratar problemas respiratórios (expectorante, tosse, bronquite). Também estimula as funções hepáticas, digestivas e intestinais. Também é indicada para mau-hálito, além de anti-inflamatória e antisséptica para gengivite e cortes ou machucados. A posologia diária é em torno de 3g da infusão ou decocção da planta. O sabor do chá é muito amargo. As folhas são muito aromáticas, usadas para chá ou suco verde, quase sem amargor.
.
É uma planta de fácil cultivo, bastante rústica. As raízes são colhidas no outono, quando a planta seca.
.
Já conhecia essa raiz? Me conta nos comentários
.
#zedoaria #guilhermeranierizedoaria #matosdecomer #plantasmedicinais #medicinapopular
.
Converse com seu médico ou profissional de saúde antes de usar qualquer planta medicinal. Contra-indicado para gestantes.



Source