Capuchinha, como tirar sementes. O melhor jeito é coletar as sementes amareladas…


Capuchinha, como tirar sementes. O melhor jeito é coletar as sementes amareladas, que é garantido que estão maduras. Aliás, não é a semente, e sim um fruto 🧐.
.
Por aqui, misteriosa a razão da natureza, tem aparecido essa mutação de tons terrosos e flores rajadas. Tudo criação das abelhas, que vão misturando as cores, e cada semente é uma surpresa. Essa que plantamos é a de moita ou anã, que forma uma moita e não se espalha tanto.
.
Chacoalhe, colete, deixe secar bem e guarde até o próximo outono. Ela ama frio, inclusive está sofrendo com nosso inverno atipicamente abafado, quase 10 graus acima da média.
.
Se quiser, ainda pode descascar. O fruto depois que seca fica “fofo” e dá para quebrar com a mão. A semente mesmo é escura e miúda. Aqui costumamos descascar para reduzir o volume, porque trabalhamos com centenas que replantamos anualmente.
.
Para plantar, enterre em local definitivo as sementes a uma profundidade de dois dedos. Em uma semana ela brota e em até 50 dias dá flores, crescendo por até 120 dias.
.
#capuchinha #guilhermeraniericapuchinha #matosdecomer #panc



Source