Farofa de cacto. Mais precisamente, de palma. Colhi e estava há duas semanas me …


Farofa de cacto. Mais precisamente, de palma. Colhi e estava há duas semanas me olhando na geladeira. Foi o almoço de hoje.
.
No Nordeste é a palma forrageira, no México, o nopalito. Aqui geralmente se come por falta de opção, lá se consome porque é gostoso, nutritivo, barato e fácil de cuidar. Excelente vegetal para locais mais secos.
.
A época de fazer é quando a palma está novinha, clara, quase sem espinhos, nascendo nas pontas da moita. Várias espécie de palma podem ser usadas.
.
Essa “raquete” é bom colher com ajuda de um jornal, para não espetar as mãos, pq tem pelinhos finíssimos. Dura até 3 semanas em geladeira.
.
Passa no fogo para depilar, depois passa uma bucha. Assim some qualquer espinho.
.
Farofa de cacto.
.
1 cebola grande picada
6 raquetes sapecadas e picadas
1 xícara de farinha de mandioca grossa (eu tosto antes)
Temperos a gosto
sal a gosto
.
Preparo:
Refoga a cebola, e assim que estiver transparente, coloca o cacto, o sal, tampa e deixa cozinhar até ele amaciar em fogo baixíssimo (ele desbota), uns 5-10 min. Ele solta baba, mas é só finalizar na panela aberta que ela seca e some. Depois tu coloca a farinha tostada, mistura, dá um banho de azeite em tudo, acerta o sal e corre pro abraço.
.
O sabor? Neutro, suave, levemente ácido, lembra a ora-pro-nobis. É macio, sem fibras e não precisa descascar. Super fácil de preparar.
.
É um dos alimentos mais ricos em cálcio, além de fonte de magnésio, e rico em e proteínas, vitaminas A, E e complexo B, além de fibras.
.
Dica: ele solta baba. Se não gosta, use em pratos que “puxem” a umidade, tipo arroz, farofa, torta, omelete, carne moída, etc.
.
Nome científico desse cacto: #opuntiacochonilifera ou #nopaleacochonilifera . Mas podem ser outros do gênero Opuntia, assim como Nopalea e Brasilopuntia.
.
#opuntia #palmaforrageira #nopales #panc #cactocomestivel #guilhermeranierireceita #guilhermeranieripalma #guilhermeraniericacto
.
As últimas fotos são do meu livro, Matos de Comer, com essa e outras surpresas do mundo vegetal. Está disponível no link no meu perfil, ou no www.livropanc.com.br, com frete grátis.



Source