Prato rápido de almoço. Arroz cremoso com cogumelos e caruru vermelho (folha de …


Prato rápido de almoço. Arroz cremoso com cogumelos e caruru vermelho (folha de amaranto).
.
Para mim, a definição de confort food. Quentinho, fácil de digerir, nutritivo, enche a barriga e aquece o coração ❤️
.
A dica é usar o arroz integral cateto, que é da mesma variedade do de risoto, que fica bem cremoso. E o cogumelo picado muito fininho, para que em toda mordida você sinta o cogumelo.
.
E das folhas, use as que tiver por aí. Fica especialmente bom com verduras de sabor mais terroso, como o caruru ou bredo, o cariru, o amaranto, a folha de beterraba e a bertalha.
.
Receita (para 2 pessoas)
– 1/2 xícara de arroz cateto lavado
– 300 gr cogumelo
– 2 dentes de alho
– 1 maço grande de folhas de amaranto (ou caruru, etc)
– sal a gosto
– 1 colher de sopa de manteiga
.
Na panela de pressão, coloque o arroz, o alho, sal a gosto e a água. Se deixar o arroz de molho, use 2 xícaras de água. Se não deixou, use 3. Cozinhe após pegar pressão por 10 minutos, depois tire a pressão para cortar o cozimento. O ponto é o grão inteiro, al dente, mas macio e cremoso.
.
À parte, pique o cogumelo finalmente e refogue na manteiga. Depois de 3 minutos, desligue e misture o arroz.
.
Para o amaranto, separe as folhas, lave e ferva por 3 minutos em água com sal. Escorra e finalize com um fio de azeite. Se preferir, manteiga.
.
Sirva o arroz com cogumelos e as folhas por cima. Ralei uma castanha para dar uma frescura, mas não precisa.
.
Pelas minhas contas, esse prato sozinho provê 40% da necessidade de fibras e 60% da necessidade de ferro de um adulto. Nada mal para um prato que fica pronto em 20 minutos, não acha? E fica delicioso.
.
Esse caruru de folhas mais avermelhadas é na verdade um acidente. Depois introduzimos o amaranto vermelho por aqui, surgiu essa variedade de folhas esverdeadas. Possivelmente um cruzamento natural do amaranto (andino) com caruru (nativo, espontâneo). Criado pelas abelhas.
.
As fotos dos vários tipos de caruru são do meu livro Matos de Comer, com frete grátis para todo o Brasil. Veja o link azul no meu perfil, ou acesse livropanc.com.br
.
#folhadeamaranto #matosdecomer #panc #guilhermeranierireceita #arrozdecogumelos #caruru #panc



Source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *