Conhece o bamburral? Apesar de seu uso tradicional, nunca achei ninguém que come…


Conhece o bamburral? Apesar de seu uso tradicional, nunca achei ninguém que comercializasse mudas. É uma planta que eu queria há anos, mas era impossível de achar aqui no Sudeste.
.
Nativa do Nordeste, parente da hortelã, é uma excepcional planta melífera. E dá um mel de qualidade, excelente agora gripes e resfriados.
.
Muito rústico e de crescimento rápido, o bamburral tem folhas perfumadas, com aroma que lembra hortelã com eucalipto. O chá é bem gostoso.
.
Na medicina popular é usada para digestão, problemas respiratórios, para dores articulares, como expectorante e estimulante. Usada como chá ou xarope, usando as folhas e principalmente as flores.
.
Seu destaque são as flores, que duram meses e apesar de pequeninas, atraem centenas de polinizadores. O mel de bamburral além de muito medicinal é super saboroso.
.
Nosso primeiro teste teve mudas de 1 metro de altura. Aqui ele não dá muitas sementes viáveis. Acho que é o frio. Esse ano, no plantio adensado, chegou a mais de 2m de altura e está pondo flores desde o começo do verão, e segue forte e vigoroso.
.
Deve dar um óleo essencial maravilhoso. Galera da destilação, bora produzir haha.
.
Ah sim, ele é de ciclo anual – plante na primavera, e ele produzirá até a época das secas (ou do frio), quando finaliza seu ciclo.
.
Nome científico: #hyptissuaveolens
.
#bamburral #guilhermeranieribamburral #oleosessenciaisbrasileiros #plantasmedicinais
.
Amigos do nordeste, bora trocar sementes com o povo do sudeste? Se tiver disponível para troca, deixe aqui nos comentários 🙂 🙏🙏



Source

One thought on “Conhece o bamburral? Apesar de seu uso tradicional, nunca achei ninguém que come…

  • junho 28, 2024 em 9:49 am
    Permalink

    This was such an interesting read! I chuckled a few times. For more laughs and insights, visit: DISCOVER HERE. Anyone else have thoughts on this?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *