Caruru-de-moita, caruru-de-mancha. A mancha não é doença, é só um desenho que a …


Caruru-de-moita, caruru-de-mancha. A mancha não é doença, é só um desenho que a folha tem. E ajuda muito na identificação.
.
Ele é mais de verão, mas ainda tem aparecido na horta. E agora é um bom momento para pegar sementes.
.
Os carurus e amarantos tem um segredinho. A planta ainda verde libera as sementes, então não adianta espera-la amarelar ou secar totalmente – as sementes terão caído.
.
As flores são verdes ou vermelhas e dão esse cacho. São tão pequenas que parecem um amontoado seco de palha fina, mas acredite, as flores estão ali.
.
Quando quiser sementes, esfregue os pendões de flores e com a outra mão, veja se caem. Exceto o amaranto, a maioria dos carurus tem sementes pretas. Deixe secar pelo menos duas semanas antes de plantar – isso melhora muito a germinação.
.
Sabe porque? Para as sementes que podem ser armazenadas, tem um processo todo especial. As plantas não querem que suas sementes brotem assim que caírem. Iriam competir com a que lhes deu origem. A planta precisa dar tempo de elas serem levadas pelo vento e chuva, para não competirem. Então coloca naturalmente hormônios que inibem a germinação nas sementes. Esses hormônios vão se dissipando ao longo do tempo. Guardar a semente umas semanas melhora muito sua germinação.
.
O caruru ou bredo é uma delícia e pode ser feito refogado, cozido, em molhos, bolinhos, arroz, recheio de torta, de pizza, no feijão, como você preferir. As sementes são comestiveis, usadas assim ou pipocadas numa frigideira quente.
.
Nome científico: #amaranthusviridis (caruru-de-mancha)
.
#caruru #bredo #carurudemancha #guilhermeraniericaruru #guilhermeranieribredo
.
Meu livro Matos de Comer está disponível com frete grátis para todo o Brasil, onde falo deles e de mais de 280 espécies comestiveis que você encontra no seu jardim. O link está no meu perfil, ou livropanc.com.br



Source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *